Pplware

Augsburg implementa sinalização para viciados em smartphones

O smartphone há algum tempo que deixou de ser apenas uma ferramenta de comunicação, para se tornar num grande complemento às mais diversas atividades durante o nosso dia.

Apercebendo-se das implicações do constante uso dos equipamentos móveis na rua, a cidade alemã de Augsburg instalou luzes LED vermelhas no chão de forma a informar os peões mais distraídos da sinalização das estradas.

Na Alemanha, a sinalização no trânsito é algo levado muito a sério pelos peões. Mas, com a massificação dos smartphones, tem-se observado uma mudança de paradigma com os peões a estarem demasiado ocupados a olhar para o ecrã do telemóvel, ignorando as indicações dos semáforos.

 

Augsburg cria luzes LED para peões desatentos

De forma a adaptar-se a estas alterações, a cidade alemã de Augsburg decidiu instalar luzes LED nos passeios de forma a colocar a sinalização no campo de visão deste novo tipo de peões, ajudando a criar um novo nível de atenção e prevenindo, assim, acidentes.

Apesar de alguns habitantes considerem um gasto de dinheiro dos contribuintes, esta medida surge na sequência do atropelamento de uma jovem de 15 anos por um elétrico depois de ter atravessado a linha com headphones e distraída com o smartphone.

Segundo um estudo recente conduzido em várias cidades europeias, 20% dos peões andam na rua distraídos com o telemóvel, existindo uma maior incidência em jovens.

Já nos Estados Unidos, o departamento dos transportes identificou uma ligação entre o aumento de mortes de peões e o aumento do uso de telemóveis. Outro estudo dirigido pela Universidade de Washington concluí que 1 em cada 3 americanos atravessa a estrada enquanto utiliza o seu smartphone.

Mas, esta não é a primeira tentativa de adaptar a mobilidade dos peões a este problema. Em 2014, na cidade chinesa de Chongqing, já foi criado um passeio de 50 metros dedicado a pessoas que circulem a utilizar o telemóvel.

Este é um problema que se tem desenvolvido globalmente e que começa a preocupar várias entidades mundiais, tornando necessário o desenvolvimento de ferramentas e ações que sensibilizem os peões para este novo perigo na estrada.

Exit mobile version