As cidades materializam em realidade o que muitas vezes vemos escrito como projectos, como protótipos ou conceitos um dia a aplicar. Estamos na era das energias alternativas, mais limpas, na era de silenciar as máquinas, dar tranquilidade e paz ao ser humano urbano. Para isso, há países mais evoluídos que estão já a colocar em prática conceitos modernos, como por exemplo novos combustíveis para comboios.
A Alemanha apresenta o Coradia iLint, o primeiro comboio que apenas emite vapor de água.
A natureza dos transportes de massas não poluentes começa a dar passos de gigante, especialmente, quando apresenta como origem a Alemanha, que se encontra neste momento a introduzir o primeiro comboio de passageiros com zero emissões, exclusivamente alimentado a hidrogénio.
Coradia iLint, o primeiro comboio não poluente
Baptizado de Coradia iLint, este comboio não poluente apenas emite o excesso de vapor para a atmosfera e apresenta-se como uma verdadeira alternativa aos 4.000 comboios a diesel que circulam pelo país e que são responsáveis por uma grande quota de poluição atmosférica.
A parte saxónica da Alemanha encomendou já mais 14 deste modelo de comboio à empresa francesa Alstom, e mais poderão estar em carteira de encomenda se o seu sucesso for conforme o esperado. Neste momento, este modelo ainda está a testes, mas prevê-se a sua apresentação e uso ao grande público até Dezembro de 2017.
O comboio de pegada ecológica foi apresentado pela primeira vez na feira InnoTrans em Berlim em Agosto do corrente ano e continua a ser o primeiro modelo de massas movido a hidrogénio para longas distâncias.
Recentemente, países típicos de abordagem e implementação de sistemas ecológicos como a Holanda, a Dinamarca e a Noruega já mostraram o seu interesse.