O YouTube é hoje uma fonte de rendimento para muitos youtubers, sendo possível “viver” exclusivamente da produção de vídeos. Mas porque nem todos utilizam o serviço de forma “limpa”, o YouTube viu-se obrigado a criar uma restrição muito simples devido a alguns abusos: os canais que têm menos de 10 000 visualizações não poderão ter publicidade nos seus vídeos.
Mas qual a razão para esta mudança?
O YouTube Partner Program foi criado há 10 anos e exigia que um criador de conteúdos fizesse uma candidatura e cumprisse determinados requisitos para que fosse aceite no programa, estando depois abrangido para servir publicidade e receber o respectivo retorno. 5 anos mais tarde, em 2012, este programa abriu para todos os utilizadores, o que despoletou um “boom” de youtubers e, claro, também um “boom” de esquemas para tentar ludibriar o sistema.
Desses esquemas fazia parte a criação de contas para a publicação de vídeos criados por terceiros, tanto com origem em estúdios como também de outros criadores populares no YouTube. Sendo um tipo de conteúdo viral ou com grande tendência, a monetização era feita mesmo sem que o canal tivesse subscritores ou visualizações.
Já é subscritor do nosso canal no YouTube?
No sentido de combater essa fraude, ontem o YouTube anunciou a alteração no seu programa de parceiros, onde a partir de agora os criadores não poderão ativar a monetização dos seus vídeos enquanto não tiverem 10 000 visualizações nos vídeos do seu canal, desde que este foi criado. Desta forma, o YouTube acredita que conseguirá reter os canais que não são, efectivamente, legítimos. Ao mesmo tempo, é uma restrição razoavelmente baixa, que não se espera que desencoraje os novos criadores.
Daqui a algumas semanas, também vamos adicionar um processo de revisão para novos criadores que se juntem ao YouTube Partner Program. Depois de serem atingidas 10 mil visualizações num canal, a sua atividade será revista de acordo com as políticas do YouTube. Se tudo parecer bem, vamos juntar o canal ao programa YPP e começar a servir publicidade para os seus conteúdos. Estas novas restrições ajudarão a assegurar que a receita irá apenas para os criadores que jogam de acordo com as regras.
Ariel Bardin, VP da Gestão de Produto
Isto ajudará não só os criadores independentes de conteúdo a proteger os seus direitos, como também as marcas que utilizam esta via como um investimento de marketing.
Com o YouTube a conseguir cada vez mais conquistar a audiência da televisão no horário nobre, estão a ser dados passos para melhorar o funcionamento de algo tão importante como as receitas de quem produz.
Fonte: YouTube Creator Blog