A guerra dos browsers está cada vez mais acesa e com as ofertas a serem cada vez mais poderosas e completas. No meio desta onda de novidades surgem alternativas, fugindo ao que é normal na indústria.
O Vivaldi é uma dessas propostas, estando agora o seu criador a acusar a Google de práticas monopolistas, que acabaram por prejudicar o seu browser.
Esta história começou poucos dias depois de Jon von Tetzchner, CEO da Vivaldi e co-fundador do Opera, ter atacado a Google numa entrevista. Nessa conversa Jon von Tetzchner criticou a forma como a gigante das pesquisas recolhe e armazena os dados dos utilizadores, sem que estes muitas vezes saibam.
O princípio dos problemas do Vivaldi
Passados alguns dias, todas as suas campanhas de AdWords (serviço de publicidade da Google) foram canceladas sem qualquer aviso ou informação. Quando questionaram a Google sobre esta situação, a resposta foi evasiva e a justificação assentou no não cumprimento das regras impostas para a publicação da publicidade.
Em concreto, numa primeira avaliação, a Google obrigava a que fosse publicada uma EULA (acordo de utilização do software), algo que foi de imediato colocado no site do Vivaldi, para que assim a questão ficasse resolvida.
As exigências da Google
Mesmo depois desta correção continuaram a existir problemas com a conta de AdWords da Vivaldi. Desta vez, e segundo a Google, o problema estava na ausência desta mesma EULA em todos os botões de descarga do Vivaldi na sua página.
A Google argumentou ainda que na página principal do browser deveria existir informação detalhada e bem acessível sobre a forma de desinstalar o browser.
Jon von Tetzchner pesquisou junto dos serviços da Google e descobriu que todas estas exigências estão em falta no que toca ao Chrome, o browser da Google. Também em toda a documentação disponível online não foi possível encontrar informações sobre estas obrigações que a Google estava a apontar.
A solução deste problema
Apenas após ter satisfeito todas as exigências da Google é que a conta de AdWords da Vivaldi foi desbloqueada e as campanhas de publicidade retomadas. Este processo demorou mais de 3 meses a ser resolvido.
Toda esta situação foi denunciada por Jon von Tetzchner, onde mostrou o poder que a Google tem e exigiu que fossem tomadas medidas de regulação. Segundo Jon von Tetzchner, a Google fez uso do seu poder, indicando como a informação deve ser apresentada no seu site e como devem comunicar com os utilizadores, o que prejudicou deliberadamente o Vivaldi nesta situação.