As aplicações de segurança estão a evoluir para dar aos utilizadores novas alternativas. Depois de assentarem em assinaturas bem definidas para os vírus mais conhecidos, passaram a estar assentes na Internet.
O VirusTotal concentra em si partes dessas funcionalidades, não sendo uma ferramenta dedicada à análise dos sistemas, mas permitindo aos utilizadores avaliarem de forma isolada ficheiros que considerem não ser totalmente seguros.
Depois de estar presente no Windows, chegou agora ao OSX, com uma versão idêntica ao que já podíamos usar no SO da Microsoft.
Apesar de ter mantido o seu nome, o VirusTotal é uma empresa Google. A sua compra realizou-se em 2012 e pensava-se que este seria mais um produto que seria incorporado na panóplia de ofertas da Google, desaparecendo.
A verdade é que o VirusTotal se manteve fora da esfera Google, continuando a oferecer o seu serviço de análise de ficheiros através da Web.
Não está apenas presente na sua Web tendo também cliente para Windows, quer permite que submetam ficheiros para análise e avaliação.
Depois de ter estado muitos anos apenas no Windows a VirusTotal resolveu agora alargar a sua oferta ao universo Mac ao lançar a versão da sua ferramenta para OSX.
Esta nova versão é em tudo idêntica ao que podem encontrar na versão Windows, permitindo que submetam para análise os ficheiros que entendem necessitar de verificação.
No VirusTotal para Mac podem arrastar e largar os vossos ficheiros para que sejam submetidos e analisados por mais de 50 antivírus.
Não se limita a permitir que sejam submetidos apenas ficheiros avulso, mas permite que enviem vários ao mesmo tempo e até pastas com vários lá dentro.
São vários os tipos de ficheiros suportados, indo até às próprias aplicações que têm instaladas no vosso Mac. Também a integração com o próprio sistema operativo é feita, permitindo que os utilizadores submetam directamente ficheiros através dos menus de contexto.
Esta não é de longe uma solução de segurança integrada e completa. É apenas uma forma rápida e simples de avaliarem ficheiros de forma isolada, garantindo que estes estão livres de problemas que podem depois espalhar-se às vossas máquinas.
Tomem-no como um complemento de segurança aos sistemas que têm e que devem ser o principal ponto de defesa dos vossos computadores.
Usem o VirusTotal de forma pontual para confirmarem suspeitas ou para ficarem mais descansados quanto à integridade de um qualquer ficheiro.