É na altura das férias que podemos explorar ao máximo as potencialidades da tecnologia e usá-la fora do nosso contexto do dia-a-dia, explorando novas facetas e funcionalidades.
O Google Maps é de longe um dos mais usados nestes momentos de descanso, permitindo que sejamos guiados para os locais onde queremos ir. Hoje vamos mostrar como é simples preparar viagens com o Google Maps, mas poupado dados, usando este serviço em modo offline.
Não existe qualquer dúvida que o Google Maps é um dos serviços mais úteis que Google tem e que mais utilizam, a par com o Gmail. Este tem evoluído, principalmente nas plataformas móveis, adaptando-se ao que os utilizadores procuram.
A sua utilização em modo offline veio permitir que seja feita uma poupança de dados ou que seja usado em zonas em que a cobertura dos operadores é fraca ou inexistente. Este modo tem algumas funcionalidades pouco conhecidas e uma das mais interessantes é poder ser usado em conjunto com qualquer rota. Isto permite que recolha as zonas offline que vai precisar, sem ter de estar a escolhê-las.
Como definir as zonas offline de uma rota
Todo o processo começa pela definição do trajeto que querem seguir. No ecrã principal do Google Maps escolham o ícone “Ir”, que vos vai abrir a zona de definição da origem e do respetivo destino.
Escolham estes pontos e deixem que o Google Maps defina o trajeto que querem. Escolham também a rota a usar e o transporte que vão utilizar.
Vão ver agora surgir uma opção abaixo dos pontos de origem e destino, que vos vai permitir transferir as direções offline. Isto está preparado para a ausência de ligação à rede e pretende evitar que fiquem sem indicações. Assim que derem essa ordem de transferência o Google Maps trata de a colocar em segundo plano, descarregando as zonas do mapa que vão ser necessárias.
Como ver que zonas têm já guardadas em modo Offline
O estado dessa transferência pode ser acompanhado na zona de notificações do Android, e aí podem ver o que falta para que esteja completa e pronta a usar.
Caso pretendam, podem a qualquer momento ver as zonas que têm guardadas. Para isso, abram o menu do Google Maps e procurem a opção Mapas offline.
Dentro dessa zona do Google Maps podem encontrar todos os mapas que têm armazenados, o tamanho que estão a ocupar em disco e também a data da sua validade. Qualquer um deles pode ser aberto e atualizado. Há ainda a opção de o eliminarem, caso não o pretendam usar.
Tenham presente que o próprio Google Maps faz essa gestão de espaço, eliminado os mapas mais antigos, quando estes perdem a validade.
Com esta pequena dica podem usar o Google Maps com a garantia de que em momento algum vão ficar sem as instruções que precisam, quer seja por falta de dados ou simplesmente por falta de cobertura do vosso operador.