Pplware

Usar um smartwatch Android Wear ligado ao iOS? Sim, é possível

…mas não de forma simples!

Os smartwatches estão a chegar cada vez mais em força e a ser um dispositivo que os potenciais utilizadores começam a olhar de forma mais interessada.

Estes equipamentos dependem, na sua maioria, de uma ligação permanente a um smartphone, que tem de estar associado ao ecossistema a que pertence.

Se até agora era impossível colocar um smartwatch Android Wear ligado a um dispositivo não Android, surge agora uma prova de que afinal esta impossibilidade pode não ser tão real.

Com excepção dos equipamento da Pebble, é por agora impossível ligar um smartwatch a um dispositivo que corra iOS. Espera-se que com o lançamento do Apple Watch este cenário mude, mas terá a impossibilidade de o ligar a um dispositivo Android.

Estas limitações impostas pelos fabricantes são compreensíveis e pretendem manter os utilizadores ligados ao seu SO de origem, não lhes dando a liberdade que quereriam ter.

Não interessa a qualquer um dos dois grandes players deste mercado esta “mistura”, sendo também óbvias as razões que os levam a tomar tais decisões.

Mas surgiu agora um vídeo que mostra que afinal o Android Wear até pode falar de forma simples com o iOS e receber de volta todas as notificações que surgirem neste sistema operativo.

Os desenvolvimentos foram feitos por Mohammad Abu-Garbeyyeh, que num vídeo mostrou como é possível reverter o Android Wear e colocá-lo a comunicar com as API’s que a Apple disponibiliza para comunicação com equipamentos externos e receber essas mensagens.

Estas API’s são as mesmas que a Pebble usa para alimentar de informação os seus dispositivos e que tão bem funcionam para estes smartwatches.

O curioso é que ao contrário do que seria esperado, esta implementação não requer que qualquer um dos equipamentos tenham jailbreak ou root aplicado, funcionando de forma directa e sem qualquer alteração especial, com excepção de pequenas mudanças no Android Wear.

Apesar de ser apenas um vídeo e sem qualquer forma de ser testado, não existe qualquer indício de que este seja falso. Este programador é conhecido por desenvolver vários módulos da framework Xposed, todos de excelente qualidade.

Não se espera que surja para breve, ou sequer num futuro próximo, qualquer implementação da aplicação Android Wear para iOS, o que deixa os utilizadores deste sistema operativo presos ao que a Apple lançar com o seu Watch ou aos Pebble.

Ainda menos é esperado que algum dia a Apple lance uma versão do software que usará para se ligar ao Apple Watch, aumentando ainda mais o fosso entre estas duas plataformas e entre estes vários modelos de hardware.

A verdade é que, e segundo o que pode ser visto, esta comunicação não é assim tão complicada ou impossível. Com algum esforço por parte destas empresas seria possível criar situações de cruzamento e de utilização destes dispositivos entre as duas plataformas.

Exit mobile version