Nos últimos anos, o foco das grandes empresas tecnológicas tem estado nos sistema de pagamentos que podem incluir nos seus equipamentos. A Apple, a Google, a Samsung e até a Huawei tem ofertas neste campo, prontas a serem usadas.
Uma nova versão de um sistema destes, criado pela Google, chegou agora à Índia, para permitir pagamentos e transferências. O Tez tem algumas particularidades únicas.
O Tez, o novo sistema de pagamentos e transferências da Google, foi lançado num exclusivo na Índia. A escolha deste mercado não foi inocente e o Tez quer-se mostrar como o sistema a ser usado nos mercados emergentes e onde abundam os smartphones de gamas baixas e, muitas vezes, sem suporte para NFC.
Este sistema, que a Google pretende que seja um passo à frente do seu Pay, está para já integrado com mais de 50 bancos indianos e permite não apenas o pagamentos de contas, mas também a transferência de valores entre utilizadores, de forma segura e confortável. Essa segurança é garantida recorrendo à plataforma Tez Shield, da Google, que deteta a fraude e protege a identidade dos utilizadores.
Apesar de estar agora em testes, o Tez deverá crescer e chegar a outros mercados emergentes, como sendo uma plataforma de fácil acesso para pagamentos, em terminais de mais baixo custo.
O Tez usa o som para transferir dinheiro
A grande vantagem do Tez é que pode operar em smartphones sem grandes características técnicas, nomeadamente a ausência de NFC, um dos requisitos dos sistemas atuais.
Para garantir a transmissão de dados, o Tez usa frequências ultra-sónicas, inaudíveis pelo ouvido humano, que com o audio QR conseguem negociar a comunicação segura entre os dispositivos, ambos smartphones, e também realizar a transferência de valores.
Assim, qualquer equipamento que tenha um microfone, um altifalante e a app Tez instalada está apto a fazer ou receber pagamentos. A vantagem aqui é óbvia e dispensa a presença de um chip NFC para todas as normais operações, como é usado nos restantes sistemas.
A escolha da Google para criar um sistema de baixo custo para pagamentos mostra o interesse da empresa nesta área, onde se espera que venham a transitar milhares de euros, nos próximos anos.