Pplware

Terá a Google desistido do mercado dos tablets?

O segmento de tablets nunca foi a maior aposta da Google, sendo um segmento onde poucas novidades foram apresentadas nos últimos anos.

A Google parece ter agora desistido dos tablets depois e ter removido do seu website a secção dos tablets.


Para quem tem acompanhado os lançamentos dos dispositivos Nexus e Pixel da Google, facilmente reconhece que o segmento dos tablets nunca atraiu as apostas da gigante americana.

Em 2012, a Google apresentou os Nexus 7 e 10, onde apenas o modelo mais pequeno foi renovado em 2013. No ano seguinte, em 2014, a lançou o Nexus 9, seguido do Pixel C, em 2015, que deixou de ser comercializado no final do ano passado. Desde essa altura que, embora tenham havido alguns rumores, a Google não lança novidades neste segmento, focando-se apenas nos smartphones.

Numa altura em que o Pixel C já perdeu o suporte oficial para novas versões do Android, a empresa americana decidiu retirar a secção de tablets do seu site, mostrando que este não será certamente um caminho a seguir.

Esta desistência da Google pode ser motivada por um maior investimento nos dispositivos equipados com Chrome OS que irão já ter suporte para aplicações Android, o que poderá substituir totalmente os tablets. Além disso, os smartphones têm hoje ecrãs cada vez maiores, o que inviabiliza pelo menos a existência de tablets de 7 polegadas.

O conceito de tablet nem sempre foi dos mais aceites, especialmente no mundo Android. Marcas como a Samsung e a Huawei ainda tentam aproveitar nichos que tiram proveito dos tablets de maiores dimensões, no entanto não parece ser esse o caminho escolhido pela Google para os seus futuros lançamentos.

Exit mobile version