Pplware

Sites de download do YouTube estão a fechar por pressão da indústria musical

Fazer download de conteúdos do YouTube não é tarefa complicada, basta o software certo e é possível ter em qualquer lugar o vídeo completo, ou apenas o áudio, de qualquer conteúdo disponível na plataforma.

Os softwares dedicados são inúmeros, mas o futuro da sua existência pode estar comprometido. Por pressão legal, existem já vários serviços a encerrar.


Download do YouTube? Mas isso é legal?

Como obter o MP3 dos vídeos do Youtube?, Como fazer download de áudio em dispositivos móveis? ou Aprende a guardar vídeos do YouTube, estes são alguns dos títulos de artigos que já aqui escrevemos no Pplware com indicação de software destinado ao dowload de conteúdo do YouTube.

É importante referir que, apesar de existir muito conteúdo que não é passível de ser copiado, o YouTube tem disponível uma infinidade de outro conteúdo livre, que qualquer pessoa pode usar, sem estar sujeito a direitos de autor.

Como tal, os serviços que oferecem a possibilidade de descarregar conteúdo da plataforma não estão propriamente a infringir a lei.

 

A pressão da indústria da música

O que é certo é que muitos utilizadores recorrem a este tipo de serviço para fazer download de músicas para poderem ouvir sem estarem sujeitos à publicidade e limitações do YouTube. Por este motivo, a indústria da música está a encarar esta transmissão como uma das maiores ameaças de pirataria, pior do que sites de torrents ou portais de download direto.

O ano passado pudemos assistir ao encerramento do YouTube-MP3.org de forma voluntária, depois de um acordo com as gigantes da indústria musical RIAA, IFPI, e BPI. Depois desta ação, as atenções viraram-se para outros serviços.

Os sites Pickvideo.net, Video-download.co e Easyload.co, deixaram de funcionar, alegadamente, por pressão por parte da indústria da música. Mais concretamente, os sites parecem ter recebido uma carta de “cessação e desistência”, que sugeria que os serviços fossem encerrados até dia 12 de junho. Caso não o fizessem, teriam que enfrentar uma ação legal, segundo informações do site TorrentFreak.

Os sites continuam ativos e a disponibilizar o serviço de download através de outros sites, mas ao colocar um link do YouTube é apresentada uma mensagem a indicar que lamentam mas o serviço já não está disponível para aquela plataforma.


Se usava estes serviços para fazer download de áudio, saiba como usar o YouTube no smartphone com o ecrã desligado:

Exit mobile version