As questões de segurança sempre foram uma das muitas preocupações da Google. Ao indexarem milhões de páginas todos os dias, conseguem sempre saber quais as que são fidedignas e as que estão a alojar todo o tipo de malware ou spyware.
Ao terem esses dados alertam os utilizadores e partilham essa informação com vários browsers para que estes possam proteger os seus utilizadores e assim manter a Internet mais segura e livre de utilizadores infectados.
O serviço Safe Browsing da Google anunciou agora que, graças à partilha que realiza consegue ajudar mais de mil milhões de utilizadores a defenderem-se de sites pouco seguros.
Este serviço da Google consegue dar aos utilizadores uma camada adicional de segurança ao alertá-los para a possibilidade de os sites a que estão a aceder não são fidedignos e contêm malware ou outro tipo de problemas.
Essa informação é obtida sempre que a Google indexa os sites que usa no seu motor de pesquisa e actualmente são marcados mais de 10 mil sites nestas condições.
Essa informação é partilhada por vários browsers para que estes possam também ajudar os utilizadores e assim protegê-los contra esses problemas.
A forma mais simples de usar o Safe Browsing e testar sites que pensem estar com problemas é fazendo uso de um endereço na forma como apresentamos abaixo, mudando apenas o URL no final:
http://www.google.com/safebrowsing/diagnostic?site=pplware.sapo.pt
A forma mais simples é usarem o Chrome, o Firefox ou o Safari e deixarem que esses browsers vos alertem para problemas.
Para tornar este serviço ainda mais acessível e para que todos tenham acesso a informação sobre os sites que a Google detecta, esta resolveu integrar o Safe Browsing nos seus relatórios de Transparency Report.
A informação apresentada permitirá aceder a alertas semanais, onde esses sites maliciosos estão alojados no mundo, quão depressa voltam a estar infectados e muita outra informação.
Esta constante procura em melhorar os resultados das suas pesquisas e em filtrar os que são identificados como problemáticos acabam por dar uma preciosa ajuda aos utilizadores que usam os seus serviços e os browsers a que estão associados.
O serviço Safe Browsing é dos que menos os utilizadores ouvem falar da Google, mas é provavelmente um dos que mais seguros os mantêm. A sua adição ao Transparency Report vem adicionar informação útil a muita outra que aí era já disponibilizada.