Pplware

Reconhecimento facial do Google Pixel 4 apresenta um problema grave de segurança

O Pixel 4 foi anunciado há poucos dias e traz no reconhecimento facial um dos seus maiores trunfos. A Google embutiu um avançado sensor que reconhece o rosto, mas aparenta ter problemas de segurança.

Segundo os últimos testes, estes problemas podem comprometer a segurança de desbloqueio do smartphone. Para além disso, o Pixel 4 permite usar o rosto para autorizar pagamentos e todo o tipo de autenticações… Elevando assim os riscos para o utilizador!


Foi no passado dia 15 de outubro que a Google anunciou ao mundo o seu Pixel 4. Este smartphone, claramente um topo de gama, oferece ao utilizador tudo o que de melhor a empresa consegue produzir. Um dos grandes destaques vai para o reconhecimento facial e para o radar, que estão localizados na margem superior da face frontal do smartphone.

Este ponto esteve em grande destaque na apresentação, com o apresentador a informar que este, juntamente com o Face ID da Apple, é o melhor reconhecimento facial do mercado. Assim, a Google abdicou do sensor de impressões digitais e colocou apenas o rosto como meio de autenticação complementar ao PIN e palavra-passe.

A confiança neste sistema é tal que não se limita a ser usado para desbloqueio do smartphone como ocorre com a maioria da concorrência Android. O Pixel 4 permite usar a face para efetuar pagamentos e autenticar o utilizador numa panóplia de serviços.

Contudo, os últimos relatos indicam que este sistema tem uma fragilidade grave que compromete toda a sua segurança. Ao passo que na base do Face ID está a leitura em mais de 300 pontos do rosto feito através de câmaras especialmente concebidas para tal, como a câmara TrueDepth, propriedade Apple.

Assim, um dos requisitos de segurança do Face ID é a leitura do rosto e leitura dos olhos, por isso este não funciona com os olhos fechados ou com óculos de lentes que não permitam a passagem dos infravermelhos.

Por outro lado, o desbloqueio facial do Pixel 4 funciona mesmo quando o utilizador tem os olhos completamente fechados! Tal tem sido demonstrado por vários consumidores, que mostram assim a sua preocupação.

A gigante tecnológica, numa publicação dedicada a este sistema, advertiu para esta possibilidade! A Google explicou o funcionamento do seu reconhecimento facial, as suas potencialidades e utilizações, para além de alguns avisos importantes.

O teu telefone também pode ser desbloqueado por outra pessoa se esta estiver a apontar para o teu rosto, mesmo que os teus olhos estejam fechados. Mantém o teu telefone num local seguro, como o bolso das calças ou numa bolsa.

Existe a possibilidade de este problema ser corrigido com atualizações de software. Contudo, a Google não especificou se tal irá acontecer. Fica assim pendente este problema de segurança, em que os utilizadores podem ver a sua segurança e privacidade serem atacadas enquanto dormem.

Conheça em pormenor o Google Pixel 4…

Exit mobile version