Pplware

Dica: Como usar a realidade aumentada para navegar com o Google Maps

As novidades não têm parado de chegar ao Google Maps. Este serviço tem conseguido crescer em tecnologia, para que garanta aos seus utilizadores as mais modernas e úteis soluções.

Uma das mais recentes e interessantes novidades é a utilização da realidade aumentada. O Google Maps, com o Live View, permite já uma imersividade única. Veja como o pode usar para não se perder nas suas viagens.


A ideia base que esta no Live View é muito simples. Para além de dar indicações aos utilizadores, quer sobretudo integrá-las nos locais onde estes estão. É assim mais simples entender as ações a tomar, tornando-as palpáveis e bem visíveis.

Como usar a realidade aumentada neste serviço da Google

Assim, o Live View vai colocar no que vemos sinais virtuais que nos vão guiar. Como a integração no Google Maps é total, também o processo de utilização não é alterado. Comecem por fazer a pesquisa normal.

Só precisam de usar a caixa de pesquisa para indicarem o local ou o ponto para onde querem navegar. Mesmo que não seja exato, o Google Maps irá fornecer várias opções de destino.

Com o destino encontrado, devem alterar a forma de transporte. O Live View apenas é oferecido a quem se desloca a pé e, por isso, deverá ser essa a escolha para navegar.

De imediato surgirá a opção Live View na zona inferior da app, devendo ser escolhida para iniciar o trajeto. Este irá tentar localizar o trajeto mais ajustado e também preparar-se para apresentar as informações.

Reconhecer o local onde o Google Maps está

O passo seguinte pede ao utilizador que ajude o Google Maps a identificar a sua localização. Em primeiro lugar devem apontar o smartphone para elementos da rua, para que estes sejam identificados pelo serviço.

Assim que o local for reconhecido, o Google Maps irá alertar e apresentar de imediato o sentido de destino do utilizador. Dessa forma, um marcador azul irá indicar ao utilizador para que lado deve virar-se.

Usem o Live View e a virtualização dos sinais para navegar

Dai em diante podem seguir as indicações que o Live View indica. Fica mais simples perceberem onde devem virar e que ruas seguir. É de tal forma que vão ter uma imersividade muito maior.

Além disso, e para ajudar os utilizadores, são ainda apresentadas indicações de elementos próximos presentes, ajudando a localizar. Estará sempre a ser mostrada a direção que deve ser tomada, de forma bem visível.

Esta é mesmo a mais interessante e até importante novidade do Google Maps nos últimos tempos. Deixam de usar este serviço como um mapa e passam, antes de mais nada, a ter uma integração do mesmo no ambiente real.

Exit mobile version