Pplware

Quer de volta as barra de scroll no Chrome? Saiba como o fazer!

A Google tem aplicado no seu browser uma grande dose de experimentalismo e a aplicação de novidades. A mais recente versão estável, a 32, trouxe algumas que podem não ser totalmente do agrado dos utilizadores, em especial os do Windows.

Uma dessas mudanças, e que tem levado a um grande número de queixas, é a mudança das barras de scroll e a eliminação das setas.

Felizmente existem algumas alternativas que podem ser usadas para reverter esta situação, e todas são eficientes e simples de aplicar.

Os fóruns de suporte da Google estão a ficar cheios de queixas dos utilizadores a questionarem a razão de terem alterado as barras de scroll da mais recente versão para Windows.

As respostas da Google fazem sentido na sua generalidade, mas a verdade é que os utilizadores continuam descontentes.

Segundo a Google esta alteração deve-se à necessidade de tornar estas barras similares às que podemos encontrar na versão para a ModernUI do Chrome, tornando a imagem do Chrome consistente entre as diferentes plataformas e versões Windows.

Mas este problema que a Google criou aos utilizadores não pode ser resolvido com a alteração de qualquer parâmetro ou configuração no Chrome. Está incorporado no Chrome e não pode ser mudado.

Felizmente existem duas formas simples e integradas no Chrome para se contornar esta situação. São duas extensões que podem ser instaladas e que funcionam de forma perfeita.

Destas duas extensões uma é de longe mais completa e mais customizável e a outra apela à simplicidade, cumprindo na íntegra o seu papel e aquilo a que se propõem fazer.

Win7 Scrollbars

A primeira solução que apresentamos é o Win7 Scrollbars. Esta é a solução mais simples e a mais fiel ao que estamos habituados a encontrar no Windows.

Basta apenas instalarem o Win7 Scrollbars para que, de imediato, as barras de scroll surjam no modelo tradicional.

No Win7 Scrollbars não existe qualquer configuração ou parametrização. É mesmo apenas aplicar e fica de imediato funcional, da forma como pretendemos.


Homepage: Win7 Scrollbars

Rescroller

A segunda alternativa, o Rescroller, é a mais completa e mais ajustável e configurável. A barra que disponibiliza não é a que estamos habituados a ver no Windows, mas as possibilidades de customização permitem que a recriem com algum trabalho da vossa parte.

As opções que o Rescroller disponibiliza vão desde a largura da barra até à sua cor, podendo ser incluídas imagens e até sombras. Se preferirem podem escrever o vosso próprio CSS e aplicar na barra.

O Rescroller dá-vos a liberdade de poderem criar as vossas barras de scroll personalizadas, adaptadas às vossas necessidade e com o look que desejam.


Homepage: Rescroller

Notem que em ambas as extensões, e independentemente da vossa escolha, devem activar os dois modos adicionais disponíveis. Estes são o “Permitir em modo de navegação anónima” e o “Permitir acesso a URLs de ficheiro”.

Apenas desta forma vão ter a nova barra acessível no modo incógnito e a endereços do tipo file://. A única excepção onde não é possível usar a nova barra é em páginas com endereços chrome://, mas esta é uma imposição de segurança da Google e estes endereços estão barrados a todas as extensões ou aplicações.

Podem novamente ter a barra do Windows de volta ao Chrome, sem que tenham de alterar um único parâmetro do Chrome ou outra qualquer opção. Basta que usem o Win7 Scrollbars ou o Rescroller e o vosso problema fica resolvido!

Exit mobile version