De entre os vários motores de pesquisa existentes, o Google é considerado um dos mais completos e fiáveis no que toca a encontrar o resultado certo para a nossa pesquisa.
Assumindo a aposta em estar em todos os dispositivos, sabe quanto paga a Google anualmente à Apple para ser o motor de pesquisa por omissão no iOS?
Embora exista um grande número de motores de pesquisa, são poucos os que são realmente conhecidos e que abrangem um largo número de utilizadores. O Google será aquele que reúne um maior consenso, sendo reconhecido pela qualidade e fiabilidade dos seus resultados.
A estratégia da Google para os motores de pesquisa é estar no maior número de dispositivos possível, independentemente do seu tipo (smartphone, tablet, desktop, box, etc) ou sistema operativo (Windows, Android, iOS). No que toca a dispositivos móveis, se estar no Android não acarreta custos para a Google, estar no iOS já é completamente diferente, com os valores envolvidos a serem exorbitantes.
Segundo a Bernstein, a Google pagará este ano cerca de 3 mil milhões de dólares à Apple para poder ser o motor de pesquisa por omissão nos dispositivos iOS, depois de ter pago “apenas” mil milhões em 2014, resultando num crescimento de 300% em 3 anos.
Para o crescimento deste valor contribui o “ataque” falhado da Yahoo em 2014 para ficar com esta posição, que era ocupada pelo Google desde os inícios do iOS, tendo obrigado a gigante das pesquisas a abrir os cordões à bolsa.
Embora a Google detenha a maior fatia do mercado, podendo não se sujeitar a este pagamento exorbitante, a gigante das pesquisas prefere fazer o investimento e assegurar a sua posição dominante naquele que é o seu principal concorrente e que lhe traz uma boa quantidade de utilizadores.
Para a Apple este é um negócio bastante vantajoso, visto que amealha uma grande maquia sem grande trabalho, bastando definir um simples motor de pesquisa por omissão para amealhar 3 mil milhões de dólares.