Pplware

Quake II portado para HTML5, adeus flash

Esta é certamente a notícia do dia, o HTML5 está a chegar em força!

Depois da Apple, com o seu produto iPad e a falta de compatibilidade com o formato flash (ver aqui), eis que foi hoje anunciado um projecto que afunda cada vez mais o flash.

O Quake II, foi totalmente portado para a tecnologia HTML5 pela equipa de programadores da Google (Google Web Toolkit), que assim mostram o poder do HTML5. Basicamente o jogo poderá rodar em qualquer browser com suporte para WebGL (Chrome, Safari ou Opera), ver aqui.

Este projecto, baseado no Jake (uma versão baseada em Java do código do Quake) e baptizado com o nome de GWTQuake, é mais um passo para demonstrar que é possível realizar projectos virados para a Web sem a presença do Flash ou qualquer plugin adicional, apenas HTML5. o audio é realmente FABULOSO!

No processo de portabilidade foram usadas tecnologias como WebGL, a API Canvas, elementos HTML5, WebSockets (para multiplayer).

A maioria dos gráficos são criados recorrendo à renderização 3D do webGL, via Canvas do HTML5.

Como curiosidade apenas referenciar que o GWTQuake foi criado durante os 20% que  cada funcionário dispõe na empresa Google  para se dedicarem a projectos pessoais. As instruções para  correr em Linux e Mac podem ser consultadas aqui


Homepage:quake2-gwt-port

Exit mobile version