Pplware

Projecto Tango, o Smartphone Google que grava o mundo em 3D

A Google está permanentemente a impulsionar a tecnologia para patamares ambiciosos, recorrendo à sua extensa capacidade de produção e criação de novos conceitos.

A equipa ATAP (Advanced Technologies and Projects) da Google apresentou ontem o Projecto Tango, uma inovadora tecnologia que permite com um smartphone capturar o mundo em modo 3D.

O líder do projeto, Johnny Chung Lee, descreve-o como sendo muito ambicioso e define um claro objectivo “dar aos dispositivos móveis uma compreensão da escala humana do espaço e do movimento”, isto porque actualmente, para um smartphone, o mundo termina sempre nos limites do seu ecrã. Mas na realidade este parco sentido de escala e dimensão pode ser transformado com esta nova tecnologia.

Tal como o Projecto Glass, o Tango irá depender fortemente dos developers, para que estes construam novas ideias e novas formas de aplicar a tecnologia, é necessário que estes mergulhem no núcleo da tecnologia para criar grandes aplicações que ponham à prova este novo sensor 3D que a Google dá agora a conhecer.

A Google irá inicialmente colocar estes novos smartphones nas mãos de developers

Um novo e revolucionário conceito de visão tridimensional

Na maioria dos dispositivos high-end de hoje, a pessoa tem um acelerómetro, um sensor de proximidade, giroscópio, entre outros sensores que criam efeitos combinados, tudo para aumentar a experiência de utilização geral no seu smartphone. Mas em Projeto Tango, gerado por grandes mentes, permitem à Google potenciar uma mudança neste jogo de sensações, onde atribui ao smartphone uma nova tarefa, a de perceber o espaço envolvente, os objectos existentes e o movimento onde o ser humano está integrado e onde interage.

O smartphone virá equipado com tecnologia inovadora e deliberadamente dedicada ao mundo 3D

Uma espécie de realidade virtual fundida com a realidade aumentada referenciada em modo tridimensional onde um poderoso chip desenvolvido pela Movidius recorre a um processador visual Myriad 1 que permite ao Projecto Tango processar 250 mil medições 3D por segundo.

O equipamento permite capturar 250 mil medições por segundo em 3D

No momento, o Projeto Tango não está ligado ao ecossistema Android da empresa, contudo, as etapas seguintes de desenvolvimento de aplicações e serviços dedicados irão certamente colocar esta tecnologia dentro do ecossistema Android onde os benefícios serão claramente conhecidos para a Google.

Na sua opinião, este é um salto revolucionário nos smartphones?

Exit mobile version