Pplware

Outline – Já pode criar a sua própria ligação VPN

Quando queremos proteger os nossos dados de navegação, as ligações VPN são uma das melhores alternativas.

No entanto, como a segurança destas ligações é muitas vezes dúbia, a Alphabet lançou o Outline, um serviço pensado para jornalistas e empresas que permite criar as próprias ligações VPN.


Quando utilizamos uma rede para navegar na Internet, os nossos dados podem ser facilmente acedidos por pessoas na mesma rede. Para garantir a proteção dos dados de navegação, muitas vezes são utilizadas ligações VPN de forma a cifrar as informações.

No entanto, por vezes a solução pode também ser origem de um novo problema, devido às questões de privacidade que as opções de VPN existentes podem representar. Embora os nossos dados estejam a ser protegidos dentro da rede local, nunca se sabe quem pode estar a captar informações dentro da ligação VPN.

De forma a resolver este problema, e a trazer uma maior segurança a jornalistas e empresas, a Jigsaw, uma empresa da Alphabet, lançou o Outline, um serviço para criação das próprias ligações VPN.

Outline – Crie as suas próprias ligações VPN

Inserida nas novas políticas de proteção da “News Iniciative”, um conjunto de novas medidas para proteger os serviços de notícias, o Outline vem oferecer uma solução de segurança a jornalistas e empresas de forma a terem uma ligação VPN privada configurada e gerida localmente.

Fazendo uso do protocolo OpenSource Shadowshocks, que cria um proxy socks5 para redireccionar o tráfego, esta é uma forma das empresas manterem os seus dados de navegação dentro de um servidor privado e com controlo de quem pode aceder à ligação.

O Outline é composto por duas aplicações, uma para configurar o servidor e a ligação e outra para aceder à VPN nos dispositivos. O Outline Manager permite criar um servidor, configurar e gerir a ligação, assim como gerar chaves de acesso para partilhar com os membro da equipa. Quanto à Outline App, é a aplicação onde se insere a chave gerada e que irá criar a ligação VPN no smartphone, tablet ou computador. Por agora esta aplicação está disponível para Android, Windows e ChromeOS, no entanto o suporte para iOS e MacOS deverá ser adicionado muito em breve.

Para assegurar que todo o processo é seguro e que nenhuma informação é retida pela Alphabet, todo o projeto foi construído com base OpenSource, sendo possível visualizar e analisar todo o código da aplicação. Além disso, foi também auditada pela Radically Open Security, que aprovou esta ferramenta.

Esta é uma solução pensada para jornalistas e empresas, mas que todos podem configurar caso queiram assegurar a privacidade dos seus dados de navegação.

Via: Outline

Exit mobile version