Pplware

O Android P tem muitas novidades para os utilizadores

A Google tem em desenvolvimento muitas novidades para o Android. Chegado à sua versão P, é hora de se focar nos utilizadores e de lhes dar uma gestão correta de todos os recursos. Foi isso que a Google apresentou hoje na I/O, ao anunciar a versão beta do Android P.


O Android P começa a tomar forma e a Google está a desenvolver esta nova versão para se focar nas necessidade dos utilizadores, usando a IA e outras tecnologias para o conseguir. É por isso que esta versão vai conseguir prever o que o utilizador necessita.

Gestão de energia encarregue à IA

Com o “Adaptive Battery” o Android P vai procurar gerir os consumos de energia e sempre que detetar consumos anormais, essas apps vão ser desligadas e deixar de estar a consumir recursos em fundo.

Há ainda uma gestão inteligente do brilho do ecrã, que se irá sobrepor ao que hoje existe e, para cada situação, irá diminuir ou aumentar esse brilho consoante as necessidades e ao mesmo tempo da disponibilização de energia.

Os consumos de energia vão ficar focados nas apps que o utilizador realmente necessita e usa, tendo a Google registado nos seus testes uma diminuição de consumos de CPU na ordem dos 30% .

O Android P vai ser controlado por gestos

Outra novidade é a presença de gestos para controlar o Android P. Com um simples swipe tudo ficará diferente e vai ser possível ver as apps recentemente usadas, bem como as que o utilizador mais usa.

Um segundo swipe dá acesso à lista de aplicações, como temos hoje em dia no Android, garantido ao utilizador a possibilidade de escolha.

Esta integração será feita também na remoção dos botões físicos. Tudo será controlado com gestos no ecrã, desaparecendo o botão “back”, que será apenas disponível dentro das aplicações.

A previsão das necessidade dos utilizadores no Android P

A nova versão do Android vai também ser inteligente e garantir que determina o que os utilizadores querem usar. Para isso terá o Actions e o Slices. O primeiro garante que é feita uma avaliação das apps que os utilizadores mais usam e prevê também a sua necessidade de utilização.

Para dar aos utilizadores essa lista de app, tudo estará arrumado na interface, garantido um rápido acesso, junto da lista de aplicações.

O Slices é uma integração maior, com a avaliação não apenas das apps, mas também da informação que os utilizadores usam. Ao pesquisar uma app de viagens, os resultados vão apresentar de imediato os destinos mais usado e que são lógicos para os utilizadores.

Esta integração não se fica por aqui e usará os temas preferidos dos utilizadores interligados com as suas app.

O Android P beta não é apenas para os Pixel

Ao contrário do que é normal, a Google resolveu alargar o Android P outros fabricante e a outros dispositivos. Assim, a versão beta estará disponível já hoje para ser testada e poder ser instalada em muitos mais smartphones.

Estes incluem os Sony Xperia XZ2, Xiaomi Mi Mix 2S, Nokia 7 Plus, Oppo R15 Pro, Vivo X21, OnePlus 6 e o Essential PH‑1.

Exit mobile version