A Google lançou hoje uma actualização da sua aplicação Google Maps para Android. O Google Maps 7 já se encontra disponível na Google Play Store e traz uma série de novos recursos, mas onde se destaca de facto a alteração na versão é na sua interface.
Esta versão havia já sido falada no evento I/O 2013 da Google onde muitas novidades foram dadas a conhecer para este ano.
A versão para iOS também estará pronta mas a Google informa que ainda não foi lançada, que estará para breve.
Esta era uma actualização muito esperada, principalmente para Android, pois a prometida nova interface, como já havia sido vista no serviço Web, iria trazer também uma melhoria de desempenho. Além do refresh na aparência, a Google também introduziu outras inovações.
Navegação aprimorada: além das condições de tráfego actuais, foram adicionados dois novos recursos para ajudar o utilizador a navegar ao redor do tráfego.
Agora é possível ver relatos de problemas na estrada por onde pretende ir, apenas com um toque nos detalhes do incidente.
Enquanto na estrada, o Google Maps também o irá alertar caso exista uma alternativa melhor. Dessa forma poderá redirecionar a sua rota e voltar a ter uma alternativa mais rápida. Este recurso só está disponível para já no Android e estará disponível em breve para iOS.
Projectado para tablets: esta versão ganha finalmente uma versão dedicada aos tablets e traz todas as características desta nova versão para este segmento, tanto para Android como para iPad, o que permite explorar o mundo num dispositivo como se fosse uma sala, com outra qualidade.
Comentários, Zagat e Promoções: há um novo sistema de classificação de 5 estrelas, que lhe dá uma leitura rápida sobre como os seus amigos e outros classificam os lugares, como por exemplo os restaurantes, bares e cafés.
Para a opinião de um especialista, o emblema Zagat (que em Portugal não existe, mas que é um guia de restaurantes e de entretenimento nas principais cidades norte-americanas) permite que com esta classificação o utilizador possa ter a percepção mais rápida dos locais de qualidade, a opinião do consumidor está presente e é fidedigna, é massiva e está surge de forma independente. Além disso é possível deixar um comentário, aumentando a informação promocional do estabelecimento.
Depois há uma vertente promocional onde esta nova app traz facilidade em descobrir marcas, produtos e promoções de determinadas marcas. É também uma forma de mercantilizar e potencializar a forma mais rápida de deslocar, pesquisar e encontrar o que pretendemos.
São tudo ferramentas que vão com certeza ser estendidas para mais países, alargando ainda mais a utilização do Google Maps, não apenas na perspectiva de serviço de mapas, mas concedendo-lhe uma integração mais alargada e uma ferramenta de partilha de locais, não apenas para visitar mas também onde podemos consumir e ter novas experiências.