Pplware

History Timeline: Um histórico visual no Google Chrome

O browser da Google, o Chrome, é por um excelente browser e com funcionalidades muito interessantes para todos os seus actuais e futuros utilizadores. Assim que o instalam podem começar de imediato a usá-lo e ter acesso a todas as suas características únicas.

Apesar de ser um excelente browser há sempre alguns add-ons e extensões que o tornam ainda melhor e que lhe conferem pequenas funcionalidades adicionais, que não estão presentes mas que agradam a todos os utilizadores.

Um exemplo perfeito desses extras é o History Timeline, uma extensão que vos dá acesso ao vosso histórico de navegação, mas de uma forma muito mais gráfica e visual.

O acesso ao histórico do Chrome é muito intuitivo e muito simples, sendo possível encontrar páginas em que navegaram e onde pretendem voltar. Estes dados estão arrumados de forma cronológica e sequencial.

Mas então e porque temos de usar o History Timeline? Porque passamos a ter acesso muito mais gráfico a esse mesmo histórico, sendo ainda mais fácil encontrar o que pretendemos.

A navegação no History Timeline é feita através de um fio condutor, uma time line, onde os sites, agrupados por unidades de tempo, vão sendo mostrado. Estes estão agrupados por data e hora de acesso, sendo mostrada na linha temporal principal apenas as imagens mais relevantes de cada hora ou dia.

São essas imagens que vos vão permitir aceder ao histórico detalhado e aos sites que querem encontrar.

O History Timeline não acede a quaisquer dados do vosso histórico e nem os guarda ou publica na Internet. Toda a informação que for recolhida é guardada localmente e acedida também localmente.

É por esta razão que o History Timeline tem de ser usado de forma isolada, não sendo possível aceder em diversas instalações de Chrome associadas a uma única conta.

É também por essa razão que o History Timeline apenas começa a recolher dados assim que é instalado e usado. O History Timeline recolhe e guarda mais informação que a que o histórico normal armazena. É assim que ele apresenta as imagens e correlaciona dos diferentes sites onde acedem.

Quando encontram uma zona temporal onde a página que pretendem está, podem clicar e será apresentado detalhe sobre essa área. Podem ver então os sites dessa hora com muito maior detalhe e aqui também com uma componente gráfica. A imagem principal de cada site visitado é apresentada, como um auxiliar visual para os utilizadores.

Se pretenderem podem saltar para zonas temporais específicas através do recurso a atalhos directos que estão na zona inferior da janela do History Timeline. É ainda possível eliminar histórico de forma precisa ou global.

A pesquisa do History Timeline permite que detalhemos sites que querem encontrar e que os vejam de forma isolada.

Caso pretendam usar o histórico que o Chrome providencia de forma normal ele está presente. Basta que escolham o separador full listing na interface do History Timeline para lhe acederem directamente.

Estas duas forma de aceder ao histórico do browser complementam-se, mas ambas são possíveis de ser usadas de forma independente. Uma mais gráfica e visual e a outra mais tradicional.

Vejam no vídeo abaixo a apresentação que os criadores do History Timeline fizeram para dar a conhece esta excelente extensão do Chrome.

Apesar de não ser uma das extensões obrigatórias do Chrome, o History Timeline é uma adição excelente para todos os que recorrem com frequência ao histórico do brwoser para recuperar páginas que tinham visto anteriormente.

Testem o History Timeline, deixem-no acumular histórico e vão ver o útil que é.


Download: History Timeline 0.83
Homepage: History Timeline

Exit mobile version