As muitas experiências que a Google faz nos seus serviços e nas suas interfaces levam a que surjam com frequência novidades em muitas áreas.
A mais recente mudança surgiu no Gmail e está centrada na interface de autenticação, que foi alvo de uma alteração simples, mas que está a ser criticada por muitos dos utilizadores deste serviço.
A mudança surgiu no início desta semana e está centrada exclusivamente na interface de autenticação do Gmail, que perdeu a sua forma original e conhecida de há já muitos anos, e passou a ser compostas por duas etapas.
O que muda na realidade é que os utilizadores deixam de colocar os seus dados num único formulário e passam a ter de o fazer em dois passos e em duas páginas diferentes.
Esta foi uma alteração que a Google fez de forma silenciosa e que prepara o processo de autenticação para algumas mudanças maiores que se podem estar a preparar para surgir, e que vão complementar a utilização de passwords.
Não tendo feito um anúncio formal e oficial sobre esta alteração, a Google limitou-se a apresentá-la no seu fórum de suporte do Gmail, tendo também revelado as razões que levaram à mudança.
This new Google account sign-in flow will provide the following advantages:
- Preparation for future authentication solutions that complement passwords
- Reduced confusion among people who have multiple Google accounts
- A better experience for SAML SSO users, such as university students or corporate users that sign in with a different identity provider than Google
Nessa mesma mensagem do fórum do Gmail os utilizadores começaram a manifestar o seu desagrado por esta mudança, expressando a sua opinião e as razões que os levavam a reclamar.
O ponto principal revelado está na incompatibilidade que muitos gestores de passwords têm em ligar com páginas de autenticação que tenham este tipo de comportamento.
Não é clara a ideia da Google em preparar o login para soluções de autenticação futuras. Poderá significar a integração com o seu mecanismo de autenticação de 2 factores, com chaves USB ou até com soluções como o Smartlock que tem no Android.
Esta não é a primeira e certamente não será a última vez que a Google faz alterações no Gmail, e até noutros serviços seus, que não são do agrado dos utilizadores e que causam impacto em aplicações que os usam. Mas também como é normal, a Google não irá de certeza alterar a sua decisão por um motivo destes.
A nova página de login está já disponível para todos usarem, sendo agora a autenticação feita em dois passos, sendo primeiro colocado o endereço de email e só depois, noutra página, colocada a password.