A Google, através das suas muitas ferramentas que estão ao nosso dispor, grava tudo o que fazemos, sabe por onde andamos, o que visitamos, a que horas, quanto tempo gastamos e muito mais. Toda essa informação é super valiosa, mas igualmente restrita e privada.
O utilizador “oferece” todo esse manancial de informação à Google e esta, em troca, disponibiliza-lhe um local onde tudo está gravado. Vamos conhecer esse local “mágico” da sua vida cibernética.
A Google grava tudo sobre si
A Google, com os seus serviços tentaculares, proporciona hoje uma grande facilidade na gestão das várias ferramentas que cada um de nós colecciona. Basicamente, a empresa recolhe dados sobre os utilizadores e, em troca, oferece plataformas que concentram “a vida” na web dos milhões de internautas.
Se usa o Gmail, a Google “sabe” com quem se relaciona (desde amigos, clientes, fornecedores, bancos, entidades governamentais, etc…), se usa a Pesquisa Google, o YouTube, o Google Plus, o Google Voice, o Google Photos, o Google Drive, Android… e tantos outros, venha conhecer este sítio que se chama My Activity Google.
Onde podemos ter acesso a essa informação?
Tudo está disponível aqui no espaço Controlos da atividade. Podemos ter acesso a um vasto leque de dados relativos ao que fazemos online, nos serviços da Google, e a um histórico pormenorizado do que visitamos. A nossa sugestão de hoje é para cada de um de nós perder algum tempo a conhecer este sítio e a verificar o que lá existe sobre os nossos hábitos e que tipo de informação privada lá consta.
Controlos de atividade
A Google lançou este portal em Junho de 2015 e, desde então, tem gravado muito sobre si, sabe praticamente tudo o que lhe deixa saber, mas lembre-se que o faz de forma quase sempre inconsciente. Se tiver um dispositivo Android e usar a funcionalidade “OK Google”, então ainda terá um “quadro clínico” mais completo e estruturado.
Atividade da Web e de aplicações
Aqui, neste espaço, a empresa permite que o utilizador guarde a actividade de pesquisa nas aplicações e nos navegadores para tornar as pesquisas mais rápidas e obter experiências personalizadas na Pesquisa Google, no Maps, no Now e noutros serviços Google.
Há informação recolhida que poderá ter escapado à sua atenção. A Google dá-lhe a oportunidade de gerir tudo o que aqui é coleccionado e pode mesmo desligar o próprio serviço, como indica a seta na imagem. Pelo menos a informação desaparece desta plataforma.
O que pode ser feito aqui?
- Activar ou desactivar a “Actividade na Web e de apps”
- Ver ou excluir “Actividade na Web e de apps”
Histórico de localização
Já falámos em tempos neste espaço tão enigmático, provavelmente útil a alguém, mas intrusivo quanto baste. Este serviço cria um mapa privado dos locais para onde se desloca o utilizador com os seus dispositivos. Basicamente, quando leva o seu Android com a com sessão iniciada, este serviço poderá proporcionar melhores pesquisas no mapa, trajectos para deslocações diárias e muito mais. Estas são as linhas de orientação da Google para lhe explicar quanto é importante este serviço.
O que pode ser feito aqui?
- Activar ou desactivar o Histórico de Localização
- Excluir o Histórico de Localização
Informações do dispositivo
Nesta área da plataforma da Google, o utilizador pode ver armazenados os seus contactos, os calendários, as aplicações e outros dados do seu dispositivo para melhorar a sua experiência nos serviços Google. Claro que poderá limpar tudo o que tem aqui guardado, até porque muita informação nem deveria parar aqui, deveria ficar no dispositivo até que o utilizador a quisesse limpar. Sair do âmbito do dispositivo é fragmentar a informação, o que pode trazer problemas de várias ordens.
O que pode ser feito aqui?
- Activar ou desactivar as “Informações do dispositivo”
- Ver e excluir informações do dispositivo
Atividade de voz e de áudio
A Google fez questão de ter também uma área dedicada ao que “ouve” dos utilizadores e permite que a informação de áudio recolhida, as vozes e conversas, possam ficar eternamente guardadas até que o utilizador se lembre de as apagar.
Com o incentivo de ajudar a melhorar a ferramenta de reconhecimento da sua voz, a plataforma da Google armazena as entradas de voz e de áudio na sua conta (por exemplo, quando diz “Ok Google” para fazer uma pesquisa por voz). Lembre-se que se algo foi gravado no seu smartphone ou nos periféricos que permitem a entrada de voz, tudo fica gravado neste lugar.
O que pode ser feito aqui?
- Activar ou desactivar a “Actividade de voz e áudio”
- Ver ou excluir a “Actividade de voz e áudio”
Histórico de pesquisas do YouTube
Embora hoje existam várias plataformas de alojamento de vídeos, a Google detém a maior de todas. O YouTube é um gigante no que toca aos vídeos colocados online e tem abrangido desde os particulares anónimos às grandes cadeias de televisão do mundo. Quando um utilizador usa esta plataforma, entrega à Google muita informação útil.
Com a promessa de recolha do que armazena e pesquisa no YouTube, a Google engorda a informação sobre o utilizador e em troca dá-lhe, inclusive, uma ferramenta para poder ganhar dinheiro. São cada vez mais os canais do YouTube sobre tudo e mais alguma coisa, dos mais evoluídos aos mais ridículos, mas todos geram milhões em receitas de publicidade e tornaram-se já o fruto de receita de milhões de pessoas por este mundo fora.
O que pode ser feito aqui?
A Google diz que o controlo está nas suas mãos. Neste sítio pode limpar todo o histórico de pesquisas, remover pesquisas individuais das sugestões de pesquisa ou colocar o seu histórico de pesquisas em pausa.
- As pesquisas eliminadas deixam de influenciar as suas recomendações.
- Após limpar o seu histórico de pesquisas, as pesquisas anteriores deixam de aparecer como sugestões na caixa de pesquisa.
- As pesquisas introduzidas com o histórico de pesquisas em pausa não são guardadas no seu histórico de pesquisas.
Histórico de visualizações do YouTube
O histórico de visualizações do YouTube permite-lhe encontrar facilmente os vídeos que viu recentemente e melhora as suas recomendações de vídeos. Pode controlar o seu histórico de visualizações ao eliminá-lo ou ao colocá-lo em pausa. Pode eliminar itens individuais ou todo o histórico. Quando coloca o histórico em pausa, todos os vídeos que vê nessa altura não aparecem no histórico e não são utilizados para melhorar as suas recomendações. Pode retomar o histórico para o começar a registar novamente.
Em resumo…
A Google sabe mais de si do que alguma vez conseguirá registar. Claro que a empresa não o obriga a entregar estas informações, apenas disponibiliza ferramentas que, sem elas, a vida na web não teria a mesma qualidade e usabilidade. Somos hoje um produto composto pela curiosidade, pela ingenuidade e pela ambiguidade de conhecimentos onde gravitamos.