Pplware

Google vai tornar a Internet ainda mais segura

Há já vários anos que a Google tenta fazer a Internet mais segura, protegendo os utilizadores e bloqueando o acesso a sites maliciosos. Várias medidas foram sendo tomadas, ao abrigo da iniciativa Safe Browsing.

Uma novidade surgiu, prometendo ainda maior segurança e navegações mais protegidas. Novos sites vão passar a ser bloqueados, sempre que tiverem a intenção de enganar os utilizadores.

A nova medida será implementada muito em breve e baseia-se na ideia de proteger os internautas de aceder a sites que tenham conteúdos publicitários que promovam os cliques em falsos botões de descarga de ficheiros, uma técnica cada vez mais usada.

Ao apresentarem esses conteúdo enganadores os sites obrigam os utilizadores a clicar nessa publicidade, que na maioria dos casos se confunde com a informação real e útil.

É precisamente este ponto que a Google quer que seja evitado, passando a impedir o acesso directo e alertando os utilizadores para o comportamento do próprio site.

Sempre que um site com conteúdos desse tipo for detectado, passará a ser apresentada uma mensagem a alertar os utilizadores para possíveis problemas e a aconselhá-los a que não acedam.

É claro que será dada a possibilidade de acesso, mas aqui já com o utilizador consciente dos problemas que pode encontrar e do comportamento que será encontrado.

As regras da Google para a aplicação destes alertas são as seguintes:

Fazer-se passar ou ter imagem similar a uma entidade confiável – Como o browser ou site em si Tentar levar o utilizador a fazer algo que apenas faria num site confiável – Partilhar uma password ou ou pedir suporte técnico

Esta nova medida da Google, que se espalhará aos restantes browsers que fazem uso do Safe Browsing, chegará muito em breve e quem tiver receio de ser afectado terá de adaptar os seus sites para que não faça uso desta forma de engenharia social.

É mais um passo que a Google dá para promover a segurança da Internet e dos próprios utilizadores, garantindo que estes não acedem a sites pouco confiáveis e que querem apenas enganar quem os visita.

Exit mobile version