A Google sempre se tem pautado por garantir elevados níveis de segurança no seu browser. Não é apenas a segurança básica do próprio software, mas também a que aplica na protecção dos utilizadores e dos sites a que estes acedem.
Se é normal vermos surgir alertas sempre que acedemos a sites passíveis de serem problemáticos para o utilizador, a Google agora anunciou que vai aumentar ainda mais essa protecção e apresentar muitos mais alertas aos utilizadores.
Os alertas que são apresentados aos utilizadores pretendem protegê-los de acederem a sites que são potencialmente perigosos e que podem levar a que mais tarde surjam problemas de segurança.
Essa é a face visível do programa Google Safe Browsing, que usa mecanismos de elevada inteligência para garantir a máxima protecção aos utilizadores. Esses mecanismos têm estado a evoluir e a ser melhorados pela Google, sendo cada vez mais avançados e com elevadas garantias.
Mas a Google quer aumentar ainda mais a segurança dos utilizadores e por isso vai nas próximas semanas elevar o grau de protecção, para que os utilizadores estejam ainda mais protegidos e seguros, e consequentemente o número de alertas de segurança.
We want to be really clear that Google Safe Browsing’s mandate remains unchanged: we’re exclusively focused on protecting users from malware, phishing, unwanted software, and similar harm. You won’t see Safe Browsing warnings for any other reasons.
É por isso que se espera que daqui em diante a presença dos alertas, a famosa e bem conhecida mensagem de perigo potencial para o utilizador, será muito mais constante e apresentada muito mais vezes.
Importa ressalvar que esses alertas não se vão dever a uma maior presença de sites com problemas de segurança, mas vão ser fruto de uma melhoria substancial destes mecanismos de protecção da Google.
O programa Google Safe Browsing tem vindo há já alguns anos a proteger os utilizadores de forma directa, e muitas vezes contra a sua vontade, garantindo que estes por um lado são alertados para os perigos e por outro que não acedem a sites que potencialmente podem causar danos ao seu browser e aos seus dados.
Se muitos sites não têm na verdade qualquer tipo de malware ou software malicioso instalado, muitas vezes os alertas surgem apenas porque estes têm presentes publicidade de redes que não garantem a qualidade da publicidade presente.
A Google dá assim continuidade a uma das mais importantes funcionalidades do seu browser. A segurança dos utilizadores acaba por ser feita de forma muitas vezes imperceptível, mas assume cada vez mais um papel de extrema importância.