O Google+ tem tido um crescimento fantástico, contudo, muitos dos seus utilizadores simplesmente não tiram partido das suas funcionalidades. Uma delas é o Fotografias, que permite a sincronização automática, organização e partilha de vídeos e fotos capturados ou armazenados num dispositivo com conta Google.
Agora, este serviço poderá desintegrar-se do Google+ e passar a ser um serviço independente, onde os utilizadores não se sintam na obrigação de criar um perfil no Google+, tal como já aconteceu com o Hangouts.
A Google é detentora de alguns dos melhores serviços do mundo da Internet e não há dúvidas de que o Google+ é uma excelente rede social, no entanto ainda carece da aceitação de muitos utilizadores, incluindo mesmo muitos dos que já são utilizadores de outros serviços da Google.
Há algum tempo, a Google viu-se na obrigação de separar do Google + o serviço do Hangouts. Quem queria usufruir deste serviço era obrigado a ter conta Google o que acabava por ser um entrave para vídeo-chamadas entre quem tinha conta e quem não tinha. As potencialidades do Hangouts são fantásticas e a Google estava como que a impedir alguns utilizadores de as descobrir.
O serviço de fotografias poderá ser o próximo a desagregar-se do Google+. Segundo o Bloomberg, a Google estará a desenvolver um serviço semelhante ao Fotografias, mas que não obrigue o utilizador a ter uma conta Google, e que concorra directamente com serviços como o Instagram.
Será algo, que além das funcionalidades já existentes – sincronização automática para a cloud, editor de imagens, embelezamento, organização, partilha de fotos e álbuns com outros utilizadores, etc. – permita a interacção que outras redes sociais que funcionam com base na fotografia permitem actualmente.
A Google, contactada pelo Bloomberg sobre o assunto, não especificou quais os planos que tinha para o serviço de fotografias, mas garantiu que estão sempre a desenvolver novos tipos de movimentos a serem reconhecidos nas pessoas e também novas formas de partilha.
Over here in our darkroom, we’re always developing new ways for people to snap, share and say cheese.
A empresa tem as condições ideais para revolucionar a forma como hoje em dia se partilham imagens e, certamente, a existirem realmente intenções em separar o serviço de fotografia da sua rede social, alargando-o a qualquer pessoa, será uma solução muito mais interessante que qualquer uma das que existe actualmente.