Ainda que tal facto possa não ser uma surpresa para quem acompanha as novidades em torno do Google Stadia, mas o serviço não será propriamente uma Netflix dos jogos. Pelo menos para a sua versão Pro, a analogia mais correta seria um serviço como o PlayStation Plus, da Sony.
A confirmação foi feita recentemente pelo próprio Diretor de Produto do Google Stadia.
Andrey Doronichev, o executivo em questão, deu uma sessão de esclarecimentos aos entusiastas através da plataforma Reddit. Aí, com o intuito de esclarecer todas as principais dúvidas colocadas previamente, temos uma série de respostas. Assim sendo, temos aqui confirmações oficiais.
O Google Stadia “Pro” não é a Netflix dos jogos!
Estas foram as exatas palavras do executivo da Google, comparando o serviço ao Xbox Live Gold, ou ao PlayStation Plus. Isto é, para os subscritores do serviço temos o streaming a 4K / HDR, bem como a reprodução de áudio em 5.1 canais. Além disso, temos descontos exclusivos em alguns jogos.
Com o serviço a chegar em novembro próximo, pairavam ainda várias dúvidas em torno do mesmo. Aliás, uma das mais pungentes era a separação efetiva e diferenças reais entre os planos base e “Pro” do Google Stadia, sendo precisamente aí que recaiu a atenção do responsável pelo Google Stadia.
Will Stadia have its own global chat system? Will there be achievements? Is a hot dog a sandwich?
Check out our answers to these top questions and more from our first ever Reddit AMA → https://t.co/frJTuUTH1T pic.twitter.com/8PpU8mTugx
— Stadia (@GoogleStadia) July 19, 2019
A empresa incentivou também os interessados a colocar as suas dúvidas, com a revelação em questão a ser uma das mais elucidativas. Isto é, importa estabelecer um paralelo e um diferencial com a estratégia da Netflix. A saber, neste caso é cobrada uma mensalidade que nos dá acesso ilimitado.
A comparação justa seria com o PlayStation Plus, ou Xbox Live Gold
Portanto, mediante um único pagamento mensal, temos acesso à biblioteca completa de filmes e séries da Netflix. De igual modo, a única variável entre os pacotes da Netflix é a qualidade de reprodução, bem como o número de pessoas que podem usufruir de uma só conta.
Mais ainda, sempre que uma nova série ou filme é adicionada à Netflix, o utilizador não tem que pagar para usufruir do novo conteúdo. Assim sendo, há apenas uma obrigação pecuniária mensal que, em troca, nos mantém atualizados com todo o conteúdo, existente, novo e futuro a chegar à plataforma.
Por sua vez, no Stadia Pro, o utilizador paga cerca de 10 dólares por mês para ter acesso aos conteúdos que a empresa decide. Ora, aqui não temos acesso a toda a biblioteca de conteúdos, mas estritamente aos que a tecnológica acha que merecemos ter. Na prática, um modelo similar ao PlayStation Plus.
A Netflix dá-nos acesso a toda a biblioteca, o Stadia não!
Já para incentivar os jogadores, a plataforma promete dar-nos um jogo gratuito por mês. Além disso, o consumidor poderá comprar a licença digital para outros jogos, podendo desfrutar deles na qualidade supracitada. Além disso, a empresa promete mais títulos a chegar todos os meses ao serviço.
Importa ainda frisar que o Google Stadia se destaca por nos deixar jogar em virtualmente qualquer ecrã. Seja a partir dos smartphones Pixel 3, da TV com um Chromecast Ultra, ou através do browser Chrome para PC. A experiência de jogo pode chegar aos 4K na modalidade “Pro” deste serviço.
De igual modo, salientamos que o pacote base só ficará disponível em 2020. Aí sim, o utilizador não tem que pagar uma mensalidade, bastando comprar a licença para um determinado jogo e usufruir do mesmo (em Full-HD) e som stereo. Há, portanto, diferenças significativas entre os planos.
Tal como no PlayStation Plus, não somos nós a escolher os jogos
Em suma, temos aqui um modelo exatamente igual ao do PlayStation Plus e Xbox Live Gold. O jogador subscreve o serviço, mediante um pagamento mensal. Em troca recebe um “kit” de jogos escolhidos pela empresa para jogar em 4K, virtualmente onde quiser” e com todas as regalias do serviço.
Contudo, existirá ainda alguma liberdade de escolha, desde que o utilizador compre os jogos separadamente. Isto é, pelo preço base temos direito aos conteúdos escolhidos pela empresa, mas podemos comprar os nossos à parte. Há assim uma forma de captação de receitas pela Google.
Está, portanto, encerrado o mito da “Netflix dos jogos”. Para o bem, ou para o mal, o modelo de negócios do Stadia foi agora clarificado pela empresa. A partir daqui, resta saber qual é a opinião geral dos jogadores perante o mesmo.