A Google sempre foi pioneira no que toca à criação de mecanismos de autenticação seguros e que garantem maiores e melhores níveis de segurança dos seus serviços.
Para manter essa segurança intocada e sem permitir acessos não autorizados, está agora a preparar-se para retirar as SMS dos seus processos de autenticação de 2 fatores.
Atualmente a Google tem mecanismos de segurança implementados que garantem que os seus utilizadores tenham os maiores níveis de segurança do mercado. Com a chegada da autenticação de dois fatores conseguiu que estes estivessem ainda mais seguros.
Como é agora relativamente simples contornar a segurança que uma SMS oferece, a Google resolveu retirá-los como uma das medidas de autenticação. Já na próxima semana os utilizadores vão passar a ser notificados para usarem o Google Prompt.
O Google Prompt permite que com um simples smartphone os utilizadores possam confirmar os seus acessos aos serviços da Google, sendo estas confirmações recebidas como uma simples notificação no smartphone, quer seja Android ou iOS.
A segurança que o Google Prompt fornece é muito maior, uma vez que vem por canais cifrados e mais seguros, todos controlados pela Google. No Android esta funcionalidade é nativa e no iPhone requer apenas a instalação da Pesquisa Google.
Claro que todos os que pretenderem continuar a confiar no método SMS, que se sabe ser menos seguro, vão poder continuar a fazê-lo, mas vão estar mais expostos a possíveis problemas de segurança.
Com esta medida simples, a Google quer garantir que os seus utilizadores usam as mais modernas e seguras medidas de autenticação, ao mesmo tempo que mantêm a simplicidade utilização.
Fonte Google