A Google tem no reCAPTCHA uma forma de segurança para os websites, que é considerada muitas vezes intrusiva para o utilizador pela complexidade de algumas validações que efetua.
Com a chegada do reCAPTCHA v3, a Google introduz um novo sistema que irá reduzir a interação humana neste processo de verificação de bots.
Certamente já lhe aconteceu estar a navegar num website e surgir uma medida de verificação onde é obrigado a transcrever uma palavra, um conjunto de letras ou mesmo identificar imagens com montras ou semáforos.
Através do reCAPTCHA, esta é a maneira da Google proteger os websites e mantê-los longe de bots e ataques indesejados. No entanto, embora seja um funcionalidade útil para os gestores dos sites, a verdade é que muitas vezes se torna intrusiva ao utilizador, obrigando-o a fazer um sem fim de ações para aceder ao conteúdo que deseja.
Agora, com a chegada do novo reCAPTCHA v3, este será um problema do passado, tendo a Google desenvolvido um novo sistema que irá diminuir a necessidade da interação humana no processo de identificação destes bots.
Para isso, irá fazer uso de um processo de pontuação, com valores entre 0 e 1, que irá avaliar as atividades nas diferentes páginas do website de forma a identificar ações e comportamentos considerados suspeitos. Na consola do reCAPTCHA estará ainda disponível uma lista das 10 ações mais frequentes nos websites, de forma a ajudar a identificar possíveis tentativas de ataques.
Com esta nova atualização, chegam também outras novidades. Será possível pedir aos utilizadores uma verificação por dois fatores ou por telefone para certos níveis de risco, ligar o reCAPTCHA a sistemas internos, como perfis de utilizadores ou historial de transações, assim como usar os dados deste sistema para treinar sistemas de machine learning.
Sendo a segurança um tema cada vez mais importante nos dias de hoje, a Google continua a melhorar a sua ferramenta, focando-se também na experiência de navegação dos utilizadores.