A aposta da Google no campo da realidade virtual ficou bem clara na sua última conferência I/O. Com o DayDream, a Google irá unificar as diferentes marcas numa única plataforma.
Mas segundo o que pode ser visto nas mais recentes versões do Chrome para Android, este browser está já a preparar-se para esta nova realidade.
A Google quer entrar no mundo da realidade virtual e assumir um papel que ainda não existe. Com várias soluções dispersas e sem qualquer padrão comum, não existem as definições necessárias para a normal e esperada uniformização. É aqui que a Google espera conseguir colocar o DayDream e todo o trabalho que tem vindo a fazer.
Com o Android Nougat a preparar-se para ser a plataforma de eleição para o VR, é hora da própria Google começar a preparar-se. Para isso começaram a surgir no Chrome, para Android, as primeiras evidências desta nova realidade (virtual).
A versão de testes do Chrome tem já incorporado o suporte para o WebVR, o standard open-source, que trará para este browser o suporte para a realidade virtual. A ideia da Google é permitir que o Chrome possa ser usado para navegar pelos sites que forem criados com tecnologias de VR.
Para além do WebVR, a Google colocou já no Chrome o suporte para VR Shell, que permitirá ser usado pelos utilizadores do VR para navegar em na Internet, mesmo que os sites não estejam preparados para o 3D e para a realidade virtual.
Outra ideia que surgiu foi a da criação de versões do Chrome para as restantes propostas de VR, como os Oculus Rift e HTC Vive.
O Chrome não será o primeiro browser com este suporte. A Samsung tem já um browser seu com suporte VR, mas este está limitado aos Gear VR, que apenas funcionam nas plataformas Samsung.