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Google, please don’t be evil!

Muito se tem escrito sobre a Google e a sua vontade de dominar o Mundo, seja ele virtual ou real. Mas terá a Google tanta vontade de controlar a nossa informação?

Segundo uma entidade de defesa do consumidor a Google faz isso e muito mais. Vejam o vídeo que fizeram para publicitar os maus intuitos que a Google tem.

Preocupados com toda a questão referente à anonimização da utilização da Internet, o grupo de interesse público Consumer Watchdog, criou este anúncio. É  o ponto de partida para uma acção junto do Congresso Norte Americano, com vista a serem aprovadas leis que impeçam, ou que permitam aos utilizadores impedir, a recolha de informação sobre os hábitos dos utilizadores da Internet. O seu alvo inicial e preferencial foi a sempre famosa e perseguida Google.

A Google naturalmente que se defendeu, mas sempre com jeito de piada, o que não agradou particularmente a este grupo. A resposta foi sucinta, mas reflectia bem a posição da Google.

“We like ice cream as much as anyone, but we like privacy even more. That’s why we provide tools for users to control their privacy online, like Google Dashboard, Ads Preference Manager, Chrome incognito mode and ‘off the record’ Gmail chat. You can check out these tools at google.com/privacy.“

Mas será que a Google é assim tão inocente? Eles admitem que recolhem informação, mas sempre disseram que não fazem mau uso dela.

Convém lembrar a todos os leitores mais desatentos, ou que o desconheçam, que a Google recolhe tudo o que pesquisam no seu motor de pesquisa. Conseguem assim perceber qual a informação mais procurada e orientar-nos para outros sites que tenham a mesma informação. Mas ao mesmo tempo conseguem apresentar-nos publicidade dirigida e sempre em locais estrategicamente colocados.

O histórico de pesquisas, a que acedemos de forma trivial, está também disponível para eles. Por que razão pretendem saber o que pesquisamos? No sentido do utilizador entendo, mas por que razão quer a Google essa informação? Podemos sempre indicar que não pretendemos que esse histórico seja gravado. Mas estamos a dizer não à gravação ou apenas não ao termo acesso a essa informação?

Por outro lado, todas as mensagens de email recebidas e enviadas passa pelo crivo da Google. Não existe censura, nem seria de esperar, mas mais uma vez a informação é recolhida e guardada. Curiosamente a publicidade continua a ser muito bem dirigida e sempre relativa aos assuntos que estão expressos nos emails. O chat, um serviço fornecido em conjunto com o Gmail tem também as conversas gravadas. Estamos a ser espiados em tempo real?

O mesmo se passa com o Google Docs. É sem dúvida um serviço excelente, mas os nossos documentos ao estarem alojados nos servidores da Google não estão também a ser lidos e processados? E o que fazem com essa informação?

Conhecem o Google Latitude? Sim, a Google permite que os utilizadores deste serviço registem a sua localização geográfica e a partilhem. Não usam essa informação para mais nada, verdade?

Finalizamos com o Chrome, o browser que a Google lançou, com a ideia fundamentada de que pretende concorrer com as alternativas presentes na Internet. Conseguiram-no, mas até ai realizam recolha de informação. O que ganham em ter registo dos sites visitamo? Apenas e só a optimização da publicidade que me vai ser apresentada?

Começa a ser demasiada informação junta sobre os utilizadores. A Google sempre admitiu, de forma mais ou menos clara, que recolhia essa informação e apresentou os seus intuitos. Mas não é demasiada informação apenas para nos tipificarem como consumidores? Não podem os resultados das pesquisas ficar viciados e ser dada preferência à apresentação, em primeiro lugar, dos resultados das empresas que lhes paguem para isso? Se o fizerem estão a quebrar uma das regras (implícitas) da Internet, e que é a da liberdade de informação.

Mas será que se ficam por ai? Não pode esta empresa usar toda a informação recolhida contra os Internautas? Estamos à mercê deles?

Pessoalmente acredito na boa-fé desta empresa e que tudo não passa de fumo para tentar beliscar e atingir a Google. No entanto é preciso que sejamos cautelosos e termos as nossas dúvidas sobre as suas verdadeiras intenções.

Têm existido tomadas de posições que têm dado a entender que a Google está a desviar-se do seu caminho, mas podem ser apenas medidas mercantilistas e que visam o lucro, sem tocar no seu bem mais precioso. Tenham presentes que a informação é sem dúvida muito valiosa para eles, mas nós, os utilizadores, somos sempre o seu mais precioso bem. Sem nós toda a informação é inútil.

Em jeito de provocação e a pedir a vossa opinião, deixo aqui uma pergunta: Google is evil?


Homepage: InsideGoogle

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