A Google, no passado dia 4, presenteou os fãs do mundo do Android com dois novos smartphones que dão início a uma nova linha de produtos, com assinatura exclusiva da Google. Os Pixel e Pixel XL não revelam qualquer marca de fabricante e destacam-se por trazerem incluído o Android Nougat 7.1 com funcionalidades exclusivas.
Ao saber-se que esta actualização iria chegar a outros dispositivos Android, incluindo alguns da linha Nexus, ficou sem se perceber ao certo quais as funcionalidades que se iriam manter exclusivas dos Pixel… até agora.
Durante o evento de apresentação dos novos produtos e serviços, a Google não deixou claro se iria disponibilizar a versão do Android 7.1 para mais equipamentos, mas, no dia seguinte, revelou que esta versão vai ser disponibilizada ainda este ano e que alguns Nexus a irão receber.
Outra das certezas prendia-se com a separação de funcionalidades, com algumas a serem exclusivas dos Pixel e outras a serem partilhadas com todas as plataformas. Mas quais?
De acordo com o site Phone Arena, a Google indicou que são pelo menos 7 os recursos que não chegarão aos Nexus, mesmo que tenham o Android 7.1:
- 1. Pixel Launcher
- 2. Google Assistant
- 3. Armazenamento de vídeos e fotos ilimitado na qualidade original
- 4. Armazenamento inteligente
- 5. Aplicação Pixel Camera
- 6. Linha de suporte ao telefone 24h
- 7. Partilha de ecrã – suporte técnico
Ainda não se sabe se os Nexus vão suportar ou não o Daydream, mas o mais provável é que não, por limitações de hardware.
Muitos destes recursos, como o Google Assistant, por exemplo, não vão ser exclusivos dos Google Pixel para sempre. A Google quer que este assistente pessoal, ainda mais inteligente, chegue a muitos mais utilizadores, mas para já será de acesso limitado.