O Google Photos foi apresentado na última conferência I/O como sendo a mais recente criação da gigante das pesquisas. Este novo serviço pretende concentrar todas as fotografias dos utilizadores e nelas aplicar alguns algoritmos de identificação e melhoria.
Mas parece que o Google Photos está a reagir mal quando é desinstalado e continua a realizar o seu papel, enviando as fotografias para a Google mesmo sem autorização dos utilizadores.
Este comportamento foi detectado por David Arnott, do Nashville Business Journal, que após ter desinstalado a aplicação continuou a ver as suas fotografias serem enviadas para o serviço Google Photos.
Das várias experiência que fez com a aplicação, que passaram sempre pela sua remoção, as imagens acabaram sempre por ser enviadas para o serviço, mesmo as que foram eliminadas.
O curioso desta situação é que a sincronização acontece mesmo com a aplicação fora dos dispositivos Android, revelando que a mesma não é realmente necessária para este serviço de cópias.
A única forma encontrada para terminar essa sincronização é através da desactivação das cópias de segurança do Google Photos, o que pode ser feito nas definições, na zona dedicada às copias de segurança do Google Fotos.
Nessa zona o utilizador apenas necessita de desactivar as cópias de segurança para que de imediato estas deixem de ser enviadas para a Google.
Sobre este assunto vários indicaram que esta é a forma normal da Google garantir a sincronização e o backup das imagens dos utilizadores, mas nada está claro quanto à sua existência quando a aplicação Google Photos está fora do Android.
A Google é omissa nesta informação e ainda não veio a público esclarecer de que forma este serviço está interligado com o Android. Aparentemente passou a fazer parte do sistema operativo móvel da Google e os utilizadores não foram alertados.
Se testaram o Google Photos e acabaram por removê-lo é aconselhado que vejam se este não está a fazer as cópias de segurança que não foram pedidas e que as desactivem de imediato.
Esta é mais uma situação anormal no serviço de fotografias da Google. Depois da incorrecta detecção de pessoas, que foram etiquetadas como Gorilas, chega agora a vez da aplicação para Android passar a existir de forma fantasma dentro do Android.