Depois de uma rede eléctrica nas proximidades do data center europeu da Google, na Bélgica, ter sido atingida sucessivamente por relâmpagos, a empresa sofreu uma perda permanente de 0,000001% de dados dos seus utilizadores.
A Google esclareceu que durante os passados dias 13 e 17 de Agosto ocorreram pequenos erros numa pequena porção de discos do Google Compute Engine na zona europe-west1-b. No total, foram, aproximadamente, 5% dos discos persistentes na zona europe-west1-b que começaram a emitir erros esporádicos durante o período indicado.
Parte da informação contida nos discos foi recuperável mas, ainda assim, alguns dados foram perdidos de forma permanente: 0,000001% dos dados são totalmente irrecuperáveis.
Na causa deste incidente estiveram quatros relâmpagos que atingiram o serviço eléctrico que abastece o data center Europeu da Google, provocando-lhe uma breve perda de energia nos sistemas de armazenamento.
No esclarecimento, a Google refere que leva muito a sério a disponibilidade e durabilidade do armazenamento da sua informação e, por isso, pede “desculpa a todos os utilizadores que foram afectados por este incidente excepcional”.
A Google refere ainda que está a trabalhar no sentido de actualizar o seu hardware de armazenamento para que seja menos susceptível a perda de dados causados por quebras de energia.
Por muito que esta perda de dados tenha sido quase irrisória, a verdade é que este acontecimento vem revelar que nem os serviços de cloud são imunes a forças incontroláveis, como é o caso da Natureza.
Fonte: Google Cloud Platform