Pplware

Google parou de partilhar dados com os operadores por questões de privacidade

Por estar junto dos utilizadores o tempo todo, o Android e a Google conseguem recolher um conjunto alargado de informação. Não se limita ao software e à utilização do sistema operativo e vai mesmo mais longe.

A empresa mãe do Android chega ao ponto de recolher informações sobre as redes dos operadores e a sua prestação. Claro que depois esta é passada aos operadores, donos destas redes. Esta funcionalidade foi agora cancelada, por razões de privacidade.


A questão da privacidade na Google e no Android

Não é do conhecimento de todos a quantidade de informação recolhida pelo Android. A maioria está preocupada com a informação pessoal que é passada para a Google, esquecendo muita outra que pode ser recolhida, tratada e usada.

Falamos de informações sobre as redes sem fios e até sobre a qualidade das redes dos operadores. A Google consegue assim ter um mapa global sobre o estado das redes, algo valioso para muitas empresas. Até agora esta era partilhada com os operadores, mas a dona do Android resolveu alterar este serviço.

A ideia é proteger a Google e os dados os utilizadores

Segundo foi descoberto, e confirmado, a Google parou de partilhar esta informação. Para justificar esta posição, a empresa alegou que existem questões de segurança que precisa garantir. Queria ter a certeza que a partilha dessa informação não iria incomodar os utilizadores e os reguladores.

Este serviço tinha sido lançado em abril de 2017 e dava aos operadores os mapas de qualidade de sinal e de velocidade de rede. Toda a informação era anonimizada e apenas era partilhada com o consentimento dos utilizadores.

Uma perda enorme de dados para os operadores

Apesar de terem forma de recolher parte destes dados, esta é uma informação útil para os operadores. Permitia receber principalmente informações de diferentes marcas de equipamentos em situações reais. Evitava também que as empresas gastassem recursos para a recolha dessa informação.

Curiosamente, o Facebook mantém um programa similar, chamado Actionable Insights, que pretende manter ativo. Argumenta que o seu desenho foi feito com a privacidade em mente. Esta é uma jogada importante da Google, sobretudo porque assim evita novos problemas com as entidades reguladoras, com quem tem já vários problemas.

Exit mobile version