Pplware

Google pagará 185 milhões em impostos atrasados no Reino Unido

As grandes empresas procuram sempre formas de contornar os impostos e conseguir pagar o mínimo. Esta é uma prática comum e que na maioria dos casos é aceite como sendo normal.

Mas a Google resolveu agora alterar um pouco a sua postura e vai pagar 185 milhões em impostos atrasados, evitando assim problemas legais.

Este valor de 185 milhões de dólares resulta de um acordo entre a Alphabet, a empresa que detém a Google, e o governo britânico para acertar os valores de impostos devidos. O acerto das contas agora acordado vai cobrir os atrasos de impostos até ao ano de 2005.

Com este acordo a gigante das pesquisas evita alguns processos que estavam em movimento e que poderiam ter um impacto bastante grande.

A Google compromete-se também a rever as suas práticas e a ser mais justa no que toca ao pagamento dos impostos, declarando a totalidade dos seus lucros e evitando a fuga “legal” ao seu pagamento.

É prática comum a estas empresas, conseguirem evitar o pagamento de impostos sobre os seus lucros usando subterfúgios e alguns esquemas. Por exemplo, a Google terá pago apenas 16 mil dólares de impostos, entre 2006 e 2011, quando os seus lucros foram superiores a 18 mil milhões de dólares.

Este não foi um acordo que tenha sido aceite de forma leve pelos políticos do Reino Unido. Se muitos consideram esta uma vitória muito importante, outros encaram como tendo sido a forma mais simples da Google se esquivar a outros problemas e que o valor definido é demasiado baixo para os lucros que a empresa tem apresentado.

Com vários países europeus e os próprios Estados Unidos a estarem mais atentos a esta questão, este deverá ser apenas o primeiro acordo que a Alphabet vai ter de fazer. Caso não o faça arrisca-se a que sejam iniciadas investigações mais profundas e que vão levar a multas muito mais elevadas.

Mas este não é apenas um problema da Google e da Alphabet. A própria Apple está a ser investigada na Europa por práticas similares no que toca às declarações de lucros e aos impostos pagos. Os países estão mais atentos e querem que os impostos devidos sejam pagos, de forma justa e equitativa.

Exit mobile version