O Lollipop trouxe para os dispositivos móveis que usam Android um conjunto de novas funcionalidades de segurança. Muitas delas permitem uma muito mais simples utilização do dispositivo, facilitando o processo de desbloqueio.
Se até agora esta funcionalidade estava limitada à associação com outros dispositivos ou locais bem específicos, passou agora a estar também associada a estar ao facto do dispositivo estar junto do corpo de um utilizador.
Esta novidade chegou de forma muito discreta, não tendo sido anunciada pela Google e tendo sido descoberta por alguns utilizadores.
Sabe-se que está associada ao Android Lollipop e que está presente na maioria dos dispositivos Nexus, sabendo-se que foi encontrada também em modelos de outros fabricantes.
Com a nova função Detecção corporal, o bloqueio dos dispositivos deixa de ser feito, ficando desbloqueado enquanto o Android detectar que está junto do corpo do utilizador.
Basta que o telefone esteja nas mãos do utilizador ou simplesmente no bolso para que não seja pedido qualquer código de desbloqueio, facilitando a sua utilização.
É claro que ao mudar de mãos, o smartphone vai manter-se desbloqueado e poderá ser usado por qualquer outro utilizador. O Android ainda não consegue detectar se o utilizador que está com o equipamento é o seu dono ou se tem autorização para o usar.
Ao ser colocado numa mesa ou nutra superfície horizontal o telefone irá bloquear-se e o utilizador terá de introduzir o seu pin ou código de desbloqueio para que o possa usar novamente.
Esta nova funcionalidade de desbloqueio vem complementar as que o Lollipop já tinha e que podem ser encontradas na configuração. Os utilizadores podem associar a presença de determinados equipamentos, via Bluetooth ou NFC, ou locais específicos, como a sua casa ou o local de trabalho.
Se quiserem verificar se têm já disponível esta nova função e activá-la, apenas precisam de a procurar nas configurações, na zona dedicada à Segurança. Escolham a opção Smart Lock e ela deve estar já presente.
Todos os actuais utilizadores do Lollipop devem verificar se têm já presente esta nova função. A Google lançou-a e muitos não devem sequer saber que a têm disponível.
Algum dos nossos leitores tem já esta funcionalidade disponível?