Depois de terem investido na criação de dispositivos wearable, as marcas começam agora a virar-se para o lançamento de uma nova tendência no mundo da tecnologia.
Se já podemos ter presente a informação nos smartphones e nos relógios, é também hora de darmos aos nossos veículos o acesso à informação, para mais uma vez nos ajudarem e facilitarem na utilização dos mesmos.
Projectos como o Google Auto vão surgir muito em breve em cenários do dia-a-dia e a Google lançou agora a aplicação dedicada a fazer a ponte entre o smartphone e o rádio do carro.
Esta nova aplicação é o elemento necessário para os utilizadores poderem interligar os dois dispositivos intervenientes no processo de utilização do Android Auto.
É uma aplicação essencial e sem a qual o Android Auto não poderá funcionar ou ter acesso às funções do telefone. É de tal forma importante que será apresentada ao utilizador no momento em que ligar o seu smartphone Android ao rádio onde o Android Auto está a funcionar.
Apesar de ter sido agora lançada, a utilização desta aplicação está para já limitada ao único equipamento que está no mercado com Android Auto. Este auto-rádio foi desenvolvido pela Pioneer e foi apresentado ao mercado há poucos dias.
Get #AndroidAuto today w/ Pioneer products & an Android 5.0+ device; now available in US, UK & AU. More partners coming soon.
— Android (@Android) 19 março 2015
Para já o Android auto estará limitado a um número muito reduzido de novos dispositivos, mas a criação da Open Automotive Alliance augura um futuro bastante interessante deste sistema na industria automóvel.
Está também limitado a um número restrito de países, mas esta limitação prende-se com a comercialização dos equipamentos, neste caso concreto do rádio da Pioneer.
A Google espera ter o Android Auto a funcionar muito em breve num vasto conjunto de equipamentos, que vão poder ser comprados e montados nos veículos actuais, e também como oferta em carros novos, numa lista de fabricantes que se espera ser também ela grande.
O conceito desta versão do Android é dar ao utilizador uma interface Android no seu automóvel, garantindo o acesso a informação e às funções do smartphone, mas no dashboard do seu carro, sem distracções, colocando de lado o seu telefone.
O lançamento desta nova aplicação, que só pode ser usada em conjunto com um equipamento Android Auto, marca o início da disponibilização desta nova versão do Android e dos dispositivos que a vão usar.
A Google, com este lançamento, acaba por conseguir antecipar-se à concorrência e ter no mercado uma proposta plenamente funcional do seu sistema dedicado aos carros.