Foi há breve instantes que a Google lançou o Knol, uma plataforma para ler e escrever artigos sobre todo e qualquer assunto. Como tínhamos noticiado, o Knol é a nova aposta da Google, um concorrente da Wikipedia que tem estado em testes desde o final do ano passado.
Tal como em todos os outros serviços da empresa, basta uma Google account para iniciar sessão. À primeira vista saltam alguns artigos em destaque, muito bem escritos e editados por sinal. Logo acima um grande botão convida-o a escrever sobre um assunto que lhe seja familiar. Nesta área, de criação e edição de artigos, o Knol recebe nota positiva, com um design apelativo e um editor bem mais simples de utilizar que o da Wikipedia, semelhante ao já utilizado no Google Docs.
Para cada artigo o autor pode escolher uma licença, se permite ou não a sua edição e ainda se pretende incluir anúncios no mesmo. Sim, é possível associar a sua conta do AdSense ao artigo e ganhar alguns trocos pelas horas que passou a escrevê-lo. Além disso, se acumula ficheiros do Word (.doc), Excel (.xls), .pdf ou .txt, com informação útil é possível importá-los e criar um artigo utilizando-os.
Numa pequena análise, o Google Knol está cheio de novas funções e pronto para se tornar mais um bom serviço da empresa norte-americana. Embora com mais restrições no que toca à criação de artigos, tanto o Knol como a adversária Wikipedia, estão dependentes da cooperação e ajuda da comunidade de utilizadores. Só o tempo dirá…
Curiosidade nº1 O domínio knol.org pertence à Microsoft e é utilizado pelo Windows Small Business Server 2003.
Curiosidade nº2 No novo serviço o knol é definido como a “unidade básica do conhecimento” e é essa a designação atribuída a cada artigo.