São várias as áreas onde a Google oferece dispositivos. Desde smartphones, smartwatches, computadores e equipamentos smart home, estes produtos integram hardware e software capazes de ajudar e melhorar a vida dos utilizadores.
E por falar em ‘ajudar’, uma palavra muito frisada no evento de hoje da Google, são enaltecidos os próximos passos relativamente ao outro elemento que integra os dispositivos: Inteligência Artificial.
Os benefícios da Inteligência Artificial (AI) nos dias de hoje são diversos e, olhando aos resultados, não são de todo “artificiais” e o retorno é compensatório.
Desde a ajuda em diversas tarefas diárias, a otimização do percurso para o trabalho dependendo das condições de trânsito, a construção de um vídeo das suas férias e a capacidade de tornar a casa mais eficiente são coisas já oferecidas atualmente.
As premissas da Google
A segurança digital é algo levado cada vez mais a sério, por razões óbvias, e a Google parece preocupar-se bastante com essa questão.
Relacionado, ou não, com a recente polémica da rede social Google+, que hipoteticamente terá sido uma das razões para o seu encerramento, são referidos pormenores de novos esforços para controlar a informação dos seus utilizadores, recorrendo à AI:
- “Your own personal Google” – a individualização do utilizador, de forma a oferecer recursos direcionados e diferenciados, oferecidos graças à AI. São vários os serviços onde esses recursos são acessíveis, onde o Google Assistant tem uma integração alargada.
- “Titan Security” – uma nova forma de segurança dos dados dos utilizadores, integrada nos Data Centers da Google e nos dispositivos, para garantir a integridade do sistema operativo e reforçar a encriptação dos dados.
- “Digital Wellbeing” – o controlo da informação que os dispositivos podem, ou devem, recolher é também um facto importantíssimo, e é imprescindível que os utilizadores tenham pleno conhecimento do tipo de informação que está a ser recolhida, e posteriormente tratada.
Este reforço na segurança poderá ser o reflexo da elevada adoção que tem havido nos dispositivos Google Home (com crescimento de 5 vezes no último ano), e que tudo indica ser uma das grandes apostas da Google para o futuro, até porque acabou de lançar o novo Google Home Hub.
O futuro promete e espere continuar a ver resultados (positivamente) inesperados no seu dispositivo Google.