Todos os anos a Google celebra uma conferência dedicada sobretudo aos seus programadores e este ano não será diferente. A Google I/O 2019 ocorrerá entre os dias 7 a 9 de maio de 2019 e pode trazer consigo um novo telemóvel.
Sundar Pichai, o CEO da tecnológica de Mountain View, acaba de publicar através da sua conta a rede social Twitter a confirmação desta data. Ademais, temos até uma imagem com o novo grafismo, a nova imagem de capa para o evento.
Com efeito, a Google I/O 2019 ocorrerá pelo terceiro ano consecutivo na mesma localização. O belíssimo anfiteatro ao ar livre, o Shoreline Amphitheatre em Mountain View, estado da Califórnia nos Estados Unidos da América.
O que é a Google I/O 2019?
Para todo e qualquer leitor menos atento, trata-se de uma conferência para programadores, celebrada anualmente pela Google. Aí, debatem-se as novidades de software e apresentam-se novos produtos, novo hardware.
Esta recente publicação na rede social Twitter denota a satisfação pessoal do CEO em poder brindar os seus seguidores com esta data. Fica também a promessa, subjacente, de vários anúncios. Pichai é o CEO da Google desde 2015.
Glad the transmission was received:) See you at Shoreline Amphitheatre May 7-9 for this year's I/O! #io19 pic.twitter.com/CXWpQR4Eza
— Sundar Pichai (@sundarpichai) January 25, 2019
A confirmação oficial acaba por também confirmar uma boa mão-cheia de rumores em torno desta data. Agora, podemos já marcar na agenda, uma ocasião onde ficaremos a conhecer mais detalhes sobre o sistema operativo Android.
Além disso, poderemos também ficar a conhecer novo hardware, desde novos produtos para o lar e até mesmo um novo telemóvel. Sim, o Google Pixel 3 Lite que já tem sido amplamente divulgado na internet durante os últimos meses.
Sundar Pichai subirá ao palco durante a keynote
O anúncio de tal produto poderá ser feito durante a palestra que marca o arranque oficial da Google I/O 2019, a primeira keynote. Será aí que Sundar Pichai, o CEO, entre outros executivos e altos quadros da Google subirão ao palco.
Será, portanto, a ocasião perfeita e habitual para apresentar todo e qualquer novo hardware, caso este exista. Felizmente, os rumores e fugas de informação são particularmente consistentes, apontando para um novo telemóvel.
Apesar de esta conferência ser, por norma, dedicada às novidades e grandes melhorias feitas ao nível do software, a Google também a tem utilizado para apresentar vário hardware. Em seguida poderá rever a keynote de 2018.
Durante o decurso desses três dias teremos inúmeras apresentações e palestras voltadas para os programadores. Aí ficaremos a saber tudo aquilo em que a Google esteve a trabalhar – relativamente ao software – durante os últimos meses.
Um novo telemóvel, o Google Pixel 3 Lite?
ontudo, o momento alto será efetivamente a primeira palestra, a sua keynote durante a qual poderá ser apresentado um novo telemóvel. Este, de acordo com as fugas de informação anteriores, pode colocar-se no segmento de gama média.
Poderá inteirar-se das principais características do telemóvel no artigo que se segue:
Além de um novo telemóvel é provável que a tecnológica de Mountain View apresente outras soluções de hardware. Ainda assim, teremos sem dúvida mais novidade para a próxima versão do seu sistema operativo, o Android Q.
O telemóvel e o relógio são uma possibilidade
Para além do telemóvel de gama média, o suposto Pixel 3 Lite, poderemos ter ainda um novo relógio inteligente. O primeiro smartwatch a ser lançado pela própria tecnológica norte-americana.
Algo que tem vindo a ser sugerido em várias fugas de informação ao longo dos últimos meses, tal como podemos ver em seguida. Caso se materialize, este relógio da Google utilizará a plataforma WearOS, da própria.
O relógio inteligente da Google poderá ser o reforço de que a plataforma WearOS necessita para se apresentar como alternativa ao watchOS da Apple. Ainda assim, permanecem dúvidas quanto à rentabilidade deste tipo de produtos.
O Android Q é uma certeza
Esta será a décima versão da plataforma para dispositivos móveis, encontrando-se para já em fase de desenvolvimento. Felizmente, têm surgido várias pistas e fugas de informação que nos permitem satisfazer a curiosidade.
Espera-se que o Android Q venha a suportar nativamente o reconhecimento facial do utilizador para autenticação. Acredita-se que o mesmo apresente várias e novas opções de personalização para o seu telemóvel e demais dispositivos móveis.
Em seguida, o modo escuro ou Dark Mode, passará a integrar nativamente o sistema operativo. Assim sendo, todo e qualquer utilizador de um telemóvel Android poderá tirar proveito desta função.
Não temos a menor dúvida que, tal como nas edições anteriores, a Google revele várias informações sobre o Android Q. Estas poderão versar sobre o número, qualidade e características das compilações beta, até mesmo à calendarização exata para a respetiva disponibilização.
Android Q de… Quindim?
Por fim, deveremos ainda ficar a saber o nome oficial para nova versão do sistema operativo. Tal como no passado, a tecnológica poderá aproveitar a Google I/O 2019 para revelar o nome que sucederá ao Android Pie 9.0.
Serão três dias repletos de novidades a não perder para quem segue afincadamente a atualidade tecnológica.