Pplware

Google Fotos: Vídeos seus podem ter sido partilhados com desconhecidos

O Google Fotos é um serviço utilizado por milhões de pessoas para criar cópias de segurança das suas imagens e dos seus vídeos. Como é de prever, neste serviço exige-se o máximo de privacidade, dado que o material lá armazenado é de total sensibilidade. Mas um problema parece estar a afetar a reputação da segurança deste serviço da Google.

Segundo a empresa, algumas pessoas que utilizam o seu serviço Takeout, usado para descarregar um ficheiro com informações dos dados armazenados, tiveram o conteúdo da sua conta Google Fotos partilhado com estranhos por acidente.


O que é o Google Takeout?

O Takeout é um projeto da Frente de Libertação de Dados do Google que permite aos utilizadores dos produtos Google, como YouTube e Gmail, exportar os seus dados para um ficheiro e posteriormente fazer o seu download.

 

Problema técnico na segurança do Google Fotos

Conforme é reportado pelo site 9to5Google, um “problema técnico” parece ter acontecido entre os dias 21 a 25 de novembro de 2019. No entanto, a gigante das pesquisas só agora está a alertar, por email, os utilizadores potencialmente afetados.

O problema envolveu vídeos (e não fotos), que foram acidentalmente exportados para os ficheiros de outros utilizadores se estes estivessem a fazer uma cópia de segurança do seu conteúdo ao mesmo tempo.

Os utilizadores afetados receberam emails bastante vagos, informando-os simplesmente que “um ou mais vídeos na sua conta Google Photos foram afetados por este problema” sem especificar quais, ou quantas pessoas tiveram acesso.

A Google também avisa que os backups descarregados durante este período de tempo podem estar incompletos, portanto vale a pena verificá-los e guardá-los novamente para garantir que os seus ficheiros não estejam a perder nenhum conteúdo.

 

Mais vale tarde do que nunca?

A Google diz que efetuou uma análise profunda para erradicar a causa do problema e garantir que não volta a acontecer.

Apenas uma pequena fração dos utilizadores deste serviço foi afetada pelo bug (aproximadamente 0,01% de acordo com as próprias estimativas). Contudo, mesmo que tenha resolvido o problema após alguns dias, só alertou os visados dois meses depois. O que pode ser um caso grave de falha de segurança e alerta dos utilizadores.

Sabe-se lá que tipo de conteúdo está nas mãos de terceiros e o que essas pessoas podem fazer com esse material.

 

 

Exit mobile version