Uma das grandes novidades que a Apple introduziu no iOS, foi o chamado efeito de desfoque. Esta característica tem sido amplamente usada para tornar a fotografia nos smartphones mais “aproximada”, como o que as câmaras DSLR conseguem fazer. Focar o primeiro elemento da foto e desfocar o cenário envolvente.
Depois do Facebook ter tirado proveito da tecnologia que a Apple emprega nas suas fotografias, aplicado um modo 3D, chega agora a Google a dar suporte, no Google Fotos para iOS, à edição de profundidade de retrato.
Bokeh é a grande tendência da fotografia nos smartphones
Não foi a Apple que “inventou” o modo Bokeh, mas a empresa de Cupertino tem criado uma tendência forte para que este tipo de imagem seja usada e aperfeiçoada. Além das suas câmaras talhadas para resultados fantásticos, no aspeto do desfoque, a empresa faz questão de mostrar que a sua tecnologia tem algo mais do que aquilo que a concorrência tem feito.
O Google também quer…
No início de outubro, o Google lançou um recurso de edição de profundidade para o Google Fotos no Android, permitindo que os utilizadores ajustassem a intensidade do bokeh das suas fotos de retrato. Um mês depois, esse mesmo recurso chegou à app para iOS. Para qualquer imagem de retrato tirada, o utilizador pode ajustar o desfoque e também tocar para alterar a área de foco destas fotos.
New to iOS, adjust the background blur and change the focus of your portrait mode photo.
Just pull up a portrait photo in Google Photos, click the editing icon to get to the editing menu, then tap it one more time to edit depth and focus.
— Google Photos (@googlephotos) November 19, 2018
A Apple introduziu no iOS 12, um modo de edição do efeito de profundidade, dando ainda mais relevo a este modo. O Google, por sua vez, parece estar a fazer o seu próprio processamento numa edição idêntica, quando o utilizador numa foto com desfoque usa o slide para controlar a profundidade.
Se analisarmos os resultados, vemos que há uma interpretação ainda aquém por parte do Google Fotos, embora que numas fotos se note mais que noutras, muito por culpa da qualidade e quantidade da luz no momento da captura da imagem.
Há várias aplicações que já tiram proveito dos dados de profundidade do iPhone para aumentar ou diminuir o bokeh. Algumas apps até mudam o foco, conseguindo mais efeitos do que aqueles que a Apple disponibiliza.