Não me canso de dizer que atualmente, para mim, o Google Fotos é simplesmente a melhor plataforma de armazenamento de fotografias. Tem uma interface simples, sincroniza de forma muito rápida e oferece ao utilizador todas as funcionalidades que necessita.
Mas o Google Fotos está ainda mais inteligente e até sabe com quem deve partilhar fotografias, isto porque agora toma como base o rosto das pessoas.
A tecnologia é simplesmente fascinante e estamos a entrar numa era onde a inteligência do software vai simplificar ainda mais a interação do utilizador com a máquina graças à inteligência artificial, mais concretamente com recurso a mecanismos de machine learning.
Um dos serviços de referência para armazenamento de fotografias é o Google Fotos. Depois da Google ter indicado, no Google IO, que estava a trabalhar numa solução inteligente de partilha de fotografias, a empresa informou que essa funcionalidade já está disponível. A partir de agora, o Google Fotos passa a sugerir com quem devemos partilhar as nossas fotos e até pode tomar essa decisão autonomamente, ou seja, fazer partilhas automáticas.
Para melhorar toda a organização da app e gestão de conteúdos, a aplicação ganhou um separador exclusivo para as partilhas, separador esse disponível no fundo da app.
Depois, quando pretendemos partilhar fotografias com alguém, a app sugere-nos fotos dessa mesma pessoa tal como mostra a imagem seguinte. No entanto, o utilizador pode decidir quais as fotos a partilhar.
Outra das novidade, como referido, é a partilha total da fototeca, ou seja, o utilizador pode conceder a alguém o acesso a todas as fotos ou a apenas algumas, de forma regular. É aqui que entram os mecanismos de machine learning para que, com base no rosto, as fotos sejam partilhadas com um determinado contato.
Por agora resta-nos testar estas novas funcionalidade e verificar se, no caso das partilhas automáticas, os algoritmos não se enganam e baralham e partilham fotos que não devem.