Anunciado na Keynote da Google I/O 2014, o Google Fit chegou ontem ao Android através de uma aplicação que lhe que permitirá monitorizar o exercício físico diário.
Além de toda a monitorização automática de caminhada ou corrida, o Google Fit é compatível com aplicações de terceiros e com todos os dispositivos Android Wear, para uma maior recolha de informações relativas não são ao exercício físico como a algumas questões de saúde.
O conceito do Google Fit nada traz de novo em relação às aplicações que já conhecemos como o S Health da Samsung, o LG Health da LG ou mesmo do recente HealthKit da Apple, no fundo, a Google vem oferecer a todos os utilizadores Android a possibilidade de monitorizarem toda a sua actividade física diária e alguns aspectos ligados à saúde.
O Google Fit vem com uma interface bastante simples, dentro do novo conceito do Material Design, e está desenhado para se adaptar tanto a smartphones, como a tablets, browser e dispositivos wearables com Android Wear integrado.
Além do mais, o utilizador pode associar a esta plataforma qualquer uma das mais conhecidas aplicações que utiliza para monitorizar a sua actividade física frequente.
Através da app do Google Fit, o utilizador pode definir objectivos diários como a duração do exercício diário ou o número de passos e pode ainda receber notificações e recomendações baseadas no desempenho para definir esses mesmos objectivos.
Os recursos deste serviço da Google ainda não estão completamente optimizados, mas já se revelam um bom princípio para aquilo que será mais um grande serviço de monitorização da actividade física e da saúde.
A aplicação é completamente gratuita e já se encontra disponível na Play Store da Google. O Google Fit também pode ser consultado a partir do browser.