Os serviços Google sofreram uma falha comprovada no último domingo (2), afetando várias das suas plataformas. Com efeito, desde o YouTube, ao Gmail, a Drive e várias outras vertentes da empresa. Ainda que a situação tenha sido rapidamente resolvida, viveram-se momentos de temor e incerteza.
Foram várias horas em que o YouTube, o Gmail, Fotos, bem como outros serviços estiveram em baixo.
A falha nos serviços Google foi particularmente severa, afetando também aplicações e serviços de terceiros como, por exemplo, o Snapchat. Aliás, até mesmo o iCloud foi afetado uma vez que também tira proveito da Cloud Platform da tecnológica de Mountain View.
As causas da falha nos serviços Google
Durante várias horas, a quebra nos serviços foi sentida em todo o mundo, estando agora apuradas as suas causas. Em primeiro lugar, o erro partiu dos Estados Unidos da América, propagando-se de imediato às restantes regiões e países. Mais, em alguns casos, os danos ainda estão a ser apurados.
Sobretudo para empresas que dependam de uma linha de vital de ligação à internet, o prejuízo está ainda a ser totalizado. Não obstante, a empresa já prometeu tomar todas as precauções necessárias para que tal não se venha a repetir. Por conseguinte, foi necessário identificar o fator primário que provocou esta falha.
Algo que é agora revelado pela própria tecnológica, admitindo publicamente o sucedido e pedindo desculpas pelo mesmo. Foi a através de uma publicação no seu blog que a empresa deu a conhecer todo o caso, começando por lamentar e prometer precaver futuras ocorrências.
A falha alastrou-se ao YouTube, Gmail, entre outros serviços
A empresa tentou contornar a falha localizada sobretudo nos EUA ao mover puxar alguns recursos para outros servidores de regiões não afetadas. No entanto, recursos com o YouTube continuariam a ser afetados uma vez que exigem uma grande largura de banda. Já, por sua vez, o Gmail foi reposto de forma mais expedita.
Ao propósito, a Google partilhou algumas métricas, de interesse:
- Visualizações de YouTube caíram 10% globalmente
- Google Cloud Storage teve uma queda de 30% no tráfego
- Aproximadamente 1% dos utilizadores do Gmail registaram problemas
- Outros serviços da Google foram afetados de forma variada
Isto é assutador, o Google cloud foi down e quase todos os sites foram com ele O,o tipo a internet de um dia para o outro pode acabar pic.twitter.com/4OuULmASAU
— Hugo Leandro (@imHugoLeandro) June 2, 2019
De igual modo, a empresa publicou também o busílis da questão. Mas, afinal, o que é que provou tamanha falha generalizada nos seus serviços? A tecnológica fornece uma explicação que mostra o quão suscetível pode ser uma rede. Até mesmo uma com o tamanho e infraestrutura da Google.
Erro de configuração dos servidores da Google
Tal como é revelado no título, tudo se terá devido a uma mudança de configuração nos servidores. Um novo código que devia ser aplicado a um pequeno número de servidores regionais e que acabou por ser incorretamente aplicado a um grande número de servidores ao longo de regiões circunvizinhas.
A aplicação incorreta fez com que os servidores parassem de utilizar mais de metade da sua capacidade de rede, resultando numa congestão generalizada. Em seguida e para piorar toda a situação, esta congestão que interrompeu não só o YouTube, mas também o Gmail e outros serviços, privou os técnicos de acesso às redes.
Por outras palavras, nem mesmo a equipa técnica conseguiu ganhar o acesso necessário durante um período não especificado de tempo. Assim sendo, verificou-se uma falha generalizada e prolongada durante o último domingo em todos os serviços Google.
Por fim, a Google dá ainda a saber que continua a investigar o caso, mais a fundo. Promete também colocar todas as medidas possíveis para que tal não se volte a repetir.