Depois de muito se ter escrito sobre as extensões para o Chrome parece que finalmente a Google começa a dar passos largos no sentido de os libertar para a versão standard.
E isto porque foi aberto hoje ao público o site das extensões do Chrome. Estava disponível há alguns dias para os criadores de extensões fazerem o carregamento das mesmas, mas limitada a isso.
Quem usa o Chrome deve ter notado há algum tempo que a página inicial tinha algo de diferente e que indicava estar por dias essa abertura! Mas o tempo passava e nada aparecia! Pois a espera acabou.
A página pode ser acessível no endereço https://chrome.google.com/extensions/ e lá podem ser encontradas, neste momento, 379 extensões para os utilizadores do Chrome.
A arrumação das extensões é praticamente nula, ou seja, não podemos navegar por categoria. Penso que esta é uma falha grande e que deve ser corrigida em breve pela Google.
A navegação dentro das extensões pode apenas ser efectuadas por um dos seguintes critérios:
- Mais populares
- Mais recentes
- Mais votadas
Não é propriamente novidade a disponibilização de extensões para o Chrome. Novidade é o facto de a Google as ter chamado para a sua alçada e disponibilizar ela o ponto central e agregador delas. É no fundo o aval aos criadores destas.
A apresentação das extensões é feita de forma simples, com uma breve descrição destas e com uns printscreens das mesmas em funcionamento. O que me parece estar muito bem conseguida pois temos à nossa frente o que vamos ter ao instalar essa extensão
Das muitas extensões que vi por lá pareceu-me que ainda não surgiram grandes inutilidades e todas elas têm um lugar no nosso browser, dependendo do nosso perfil de utilização. Existem é claro, muitas que fazem o mesmo, mas com características que as distinguem.
De salientar que estas extensões estão disponíveis para as versões Windows e Linux do Chrome apenas. Os utilizadores Mac vão ter de esperar mais um pouco até que o suporte seja disponibilizado.
Caso queiram começar a usar estas extensões podem ler aqui no Pplware como o fazer.
Artigos relacionados: