Há uma crescente tendência de as marcas começarem a desenvolver os seus próprios equipamentos, especialmente CPUs fora da arquitetura x86.
Segundo as informações, a Google é a mais recente empresa que se irá dedicar ao desenvolvimento dos próprios chips. Os detalhes indicam que a gigante tecnológica estará a projetar o seu SoC para a futura geração de computadores portáteis Chromebook de baixo consumo.
Google preparar os seus SoCs para portáteis
As últimas notícias da indústria dão conta que a Google já se encontra a desenvolver um SoC para a próxima geração dos Chromebooks de baixo consumo de energia.
De acordo com os dados divulgados, este SoC será baseado na arquitetura ARM. No entanto ainda não é certo se a empresa vai desenvolver a sua própria arquitetura ou se apenas irá implementar os núcleos ARM Cortex. Também ainda não foi revelado quais os recursos personalizados que a Google irá inserir nestes chips de forma a diferenciar o seu produto dos demais, como os da Qualcomm ou MediaTek.
Mas todos os detalhes serão conhecidos nos próximos meses, uma vez que os dados indicam que estes chips vão chegar em meados de 2023.
Ao site Nikkei Asia, Eric Tseng, analista da Isaiah Research, referiu que:
Descobrimos que os todos os gigantes da tecnologia estão a construir os seus próprios chips personalizados, uma vez que assim podem programar os seus recursos nos mesmos de modo a responder a necessidades específicas.
Assim, estas empresas podem ajustar facilmente os trabalhos de Pesquisa e Desenvolvimento sem serem restringidas pelos fornecedores e oferecer assim tecnologias ou serviços exclusivos. Idealmente, o uso de chips próprios também significa uma melhor integração de software e hardware.
Estas são então boas notícias para os consumidores no geral, e para os clientes Google em particular. Desta forma, vamos aguardar por mais novidades com a certeza de que o futuro será promissor na indústria de hardware.