Pplware

Google denuncia utilizador por fotos suspeitas no Gmail

Fotos essas que eram de crianças…

O GMAIL é provavelmente o melhor serviço de e-mail gratuito da actualidade. Desde a criação deste serviço que sempre se soube que a Google recorre a filtros (o que implica aceder ao conteúdo do e-mail) para validar todo o e-mail da caixa de entrada.

Mas, recentemente, a Google denunciou ao National Center for Missing and Exploited Children um utilizador do Gmail por este receber fotos “suspeitas” de crianças na sua conta.

Em Abril, a Google actualizou os Termos de Serviços do Gmail, onde incluiu a informação de que todos os emails que os utilizadores enviam, recebem ou estão armazenados são automaticamente analisados por um software, de forma a criar anúncios específicos para cada utilizador.

No entanto, tal “sistema” permitiu agora à Google também denunciar ao National Center for Missing and Exploited Children (Centro Nacional de Crianças Desaparecidas) um utilizador por ter fotos “suspeitas”, de crianças, no Gmail. O homem em causa era já um predador sexual, com cadastro, uma vez que já tinha sido condenado por abuso a uma criança em 1994.  Depois da Google ter alertado o National Center for Missing and Exploited Children, o centro fez uma denúncia na polícia que procedeu a um mandato de captura.

A investigação, por parte da polícia, com base noutros equipamentos do pedófilo, revelou imagens de outras crianças assim como algumas conversas.

Este caso levanta algumas questões pertinentes, ainda para mais numa altura em que a privacidade é colocada em causa em muitos serviços. Por um lado a tecnologia pode ajudar neste tipo de casos mas… e a privacidade dos serviços da Google não é colocada em causa?

Estes tipo de assuntos são sempre sensíveis e, nesse sentido, gostaríamos de saber qual a vossa opinião:

Concordam que a Google analise o correio electrónico para estes e outros fins?

Vía | Business Insider | KHOU 11 News

Exit mobile version