Provavelmente poucos se lembram de termos apresentado há cerca de um ano uma extensão para Chrome que permitia dar ou ter acesso remoto a máquinas de terceiros. Esta extensão dispensava qualquer software adicional e estava a ser desenvolvida pela Google.
O Chrome Remote Desktop estava nessa altura como Beta e apesar de plenamente funcional, requeria ainda muito trabalho por parte da Google.
Pois esse trabalho chegou agora a uma fase de maturação muito mais estável e a versão final foi agora apresentada.
Na altura da sua primeira apresentação, o Chrome Remote Desktop apresentava já uma funcionalidade única. Ao permitir e dar o acesso remoto a máquinas sem a instalação de qualquer adicional e através do browser estava a dar um passo ainda maior no que toca à incorporação deste software na lista de ferramentas indispensáveis e a ter sempre presentes.
O Chrome Remote Desktop evoluiu e cresceu um pouco mais. Agora não se limita apenas às suas funções básicas e que foram apresentadas na versão beta.
A somar ao acesso remoto de e para a vossa máquina, o Chrome Remote Desktop dá-nos agora também a possibilidade de termos acesso remoto às nossas máquinas, sem que tenhamos de gerar um código distinto a cada utilização.
A lista de máquinas que definirem que fica associada à vossa conta passa a ser acedida facilmente com um pin de 6 dígitos.
Com esta nova função, podem aceder a qualquer uma das vossas máquinas remotamente, sem que para isso necessitem de ter alguém do lado delas para gerar o código necessário.
Basta que associem todas as máquinas à vossa conta de email e definam um pin para cada uma delas e remotamente podem aceder-lhes, como se estivessem fisicamente junto delas.
As restantes funções do Chrome Remote Desktop mantêm-se inalteradas e são já bem conhecidas. Podem dar acesso à vossa máquina para que vos apoiem numa qualquer tarefa ou na resolução de um problema através da simples geração automática de um código através do Chrome.
Se por outro lado o que pretenderem aceder a máquinas remotas para fazerem todo o tipo de suporte remoto aos utilizadores através do browser bastando que indiquem o código que foi gerado na máquina remota.
O acesso que é dado é pleno e podem ver tudo o que o monitor remoto está a apresentar e podem também gerir a máquina de forma total, bastando que guiem o rato remoto e o apontem para as funções pretendidas.
Esta nova versão do Chrome Remote Desktop traz algumas novidades, tais como o acesso à nossa lista de máquinas, mas também introduziu a capacidade de copiar e colar texto entre as máquinas locais e remotas e a capacidade de recebermos o stream de áudio que está a ser gerado na máquina remota.
Usem Chrome Remote Desktop para gerir remotamente as máquinas do vossos amigos e familiares ou para os ajudarem a resolver problemas que tenham. A presença do Chrome é obrigatória, mas hoje em dia provavelmente é este o browser usado em qualquer uma das máquinas que tenham acesso.
A funcionalidade de termos as nossas máquinas configuradas e facilmente acessíveis sem outro qualquer software adicional é também uma mais valia desta ferramenta.
Está assim facilitada a gestão e o acesso remoto às vossas máquinas e às dos vossos amigos e familiares sempre que for necessário apoio. Basta usarem o Chrome que deve estar já instalado.